Deus deseja alcançar os povos do mundo inteiro.
Gênesis 3: 15; 6: 11-14; 12: 3
“E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” “A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face…” “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
O plano de salvação para a humanidade que nosso Deus elaborou não foi um subterfúgio que usou após a Queda do homem. Seu glorioso plano de salvação já estava minuciosamente traçado antes da criação e, consequentemente, muito antes do fatídico dia em que Adão pecou. Neste plano estavam incluídas leis divinas para revelar ao homem que, em si mesmo, ninguém está habilitado de alcançar a salvação. Embora o plano de salvação do nosso Deus é a maior evidência do Seu amor pelo homem, todavia, Ele não anulou nenhum dos Seus atributos divinos. Ainda que pudesse agir como desejasse, pois Ele é soberano sobre todas as coisas, mesmo assim, Ele agiu com justiça até mesmo diante do mal.
Para aceitarmos e crermos que a morte de Jesus na cruz é suficiente para nos remir de todos os pecados e nos proporcionar um relacionamento amigável com Deus, temos que aceitar e crer que o ato de Adão foi suficiente para nos separar de Deus mesmo que (segundo nosso auto julgamento) não tenhamos feito o que Adão fez (desobedecer). O mal comportamento de Adão não trouxe prejuízo apenas para a humanidade, toda a criação geme pela redenção definitiva – “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.”
Nosso Deus é muito cuidadoso nas coisas que realiza e isso é facilmente percebido na história da humanidade. Percebe-se que o plano de salvação elaborado por Ele não é um acontecimento que ocorre à parte da história secular – um ao outro se completam. A história secular é imprescindível para que sejam determinados os tempos de todas as coisas elaboradas no plano de salvação acontecerem – “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Satanás pensou que tinha quebrado definitiva e irreparavelmente o relacionamento do homem com Deus, mas quando o Senhor anunciou no Éden o proto-evangelho ele percebeu que Deus já tinha algo preparado para consertar o estrago produzido por sua influência maligna, mas esse mistério lhe permaneceu oculto até Jesus ser ressuscitado. O ódio de Satanás pelo homem se deu em razão de não saber quem seria a ‘semente da mulher’, até que o próprio Deus encarnou, tornou-se homem, neste momento da história ele viu a possibilidade de destruir Deus no corpo de homem. Mas Ele ressuscitou e vive! Glória e Aleluia!
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.