"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Chamado a ir para um lugar completamente desconhecido.

Hebreus 11: 8
 ”Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

Não há na Bíblia, nem uma palavra sequer, que proíba as pessoas de adquirirem riquezas ou de possuírem muitos bens (materiais). Aliás, como vemos nos relatos bíblicos, são muitos dos personagens serem ricos; possuidores de muitos bens e donos de imensas propriedades. O que de fato Deus sempre nos alerta é sobre o cuidado que devemos ter quando possuímos riquezas – cuidar para não nos tornarmos escravos delas. As riquezas estão em nossas mãos para nos servir e não o contrário.

A Bíblia não nos informa sobre a situação financeira de Abraão antes do chamado que recebeu do Senhor. A razão de toda sua família ter se deslocado de Ur para a região de Harã não é conhecida e, embora alguns estudiosos e historiadores (Josefo) digam que foi por questões econômicas, porém não há fontes confiáveis que comprovem tal especulação. O que a Bíblia quer nos transmitir como ensino no relato do chamado de Abraão, independente da situação financeira que tinha, é a obediência em atender o chamado de Deus para a realização de uma obra missionária.

O objetivo da nossa introdução abordando esse assunto é para conscientizar os crentes de que nosso Deus não proíbe de adquirirmos bens móveis ou imóveis, o que Ele tão somente espera dos seus ‘filhos’ é que estejam dispostos e disponíveis a saírem da zona de conforto quando forem chamados para a realização de alguma obra missionária. Abraão quando recebeu o chamado de Deus passou a habitar em tendas. Isso facilitava e agilizava o seu deslocamento, quando o Senhor requisitasse.

Sobre ‘zona de conforto’ dizemos que se trata, primordialmente, sobre a vida mansa e tranquila que vivemos no nosso dia-a-dia. Em vista disto, geralmente, a igreja que sofre perseguição tende a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo com mais ousadia e intrepidez.

Sem mencionar detalhes sobre a peregrinação de Abraão até a Terra prometida, a Bíblia tão somente nos ensina, neste relato, que é possível romper toda e qualquer barreira que a missão transcultural pode apresentar. Sem a menor sombra de dúvida, Abraão enfrentou muitas barreiras culturais pelas terras onde peregrinou, como por exemplo, quando estava peregrinando na região de Gerar. O costume que predominava naquela região era o de que o rei  podia tomar para si a mulher que desejasse, independentemente se era casada ou não. Se fosse casada, matava-se o marido dela e, Abraão temendo isso, aconselhou Sara a dizer que eram apenas irmãos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.