Profecias de restauração que incluem as nações entre os redimidos.
Isaías 45: 6,22; 49: 6; 52: 10
“Para que se saiba desde o nascente do sol e desde o poente que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.”
“Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.”
“O SENHOR desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.”
A salvação é para todas as nações, não apenas para os israelitas. Muitas vezes pode parecer que Israel desfrutava de um caminho particular para a salvação. Porém Deus deixou bem claro que ‘povo Seu’ inclui todos aqueles que O seguem. Israel seria o meio através do qual o mundo inteiro conheceria a Deus. Jesus, o Messias, cumpriu o papel de Israel e deu a todos a oportunidade de seguir a Deus – “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
Isaías, setecentos anos antes que o Servo, o Messias, nascesse, profetizou acerca do propósito de Deus em relação à redenção da humanidade. Deus planejou que Israel fosse essa luz. De Israel, nasceu Jesus, a Luz das nações. Esta Luz se expandiria e iluminaria os gentios O Senhor já havia ‘escolhido’ Jesus para transmitir ao mundo a luz do evangelho — a mensagem da salvação. Cristo ofereceu a salvação a todas as nações, e os seus apóstolos iniciaram o movimento missionário de levar a sua Palavra até os confins da terra. Hoje, o trabalho missionário dá continuidade à Grande Comissão de Jesus, levando a luz do evangelho a todas as nações.
Era necessário que as Boas Novas chegassem primeiro aos judeus porque Deus planejou que por intermédio da nação judaica todo o mundo viesse a conhecê-Lo. Paulo, um judeu, amava seu povo e queria dar-lhe a oportunidade de unir-se a ele na proclamação da salvação de Deus. Infelizmente, muitos judeus não reconheceram a Jesus como o Messias e não entenderam que Deus oferecia a salvação a todos, judeus e gentios, que fossem a Ele por meio da fé em Cristo.
Deus convida todas as pessoas da terra a se arrependerem e virem a Ele para serem salvas. O evangelho de Cristo contém o mesmo convite, e o Senhor já ordenou que sua igreja leve essas boas novas ao mundo inteiro. O Senhor deseja a conversão de todas as pessoas.
Somente o Espírito pode capacitar o crente a servir com a devida sabedoria, revelação e poder.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD