Ousadia e poder do Espírito na obra missionária.
Atos dos Apóstolos 9: 31
”Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.”
Fato é, e isso é algo que não pode ser contradito por nenhum argumento, que estamos caminhando dia-a-dia ao fim de todas as coisas. Se vamos chegar vivos neste dia é outro assunto, mas indiscutível e indubitavelmente todos chegarão lá. O que muitos ignoram é que estando vivos ou mortos (fisicamente), todos, sem nenhuma exceção, comparecerão diante do Justo Juiz – “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.”
A verdade dita acima é algo que deixou de ser anunciado nos púlpitos das igrejas, bem como nos cultos evangelísticos. O Senhor Deus nos assegura que a fé vem pelo ouvir Sua Palavra, todavia, algumas igrejas substituíram a Palavra por músicas, discursos filosóficos, mensagens de auto-ajuda e historinhas banais. A pergunta é simples, e não exige resposta complexa – como alguém pode adquirir fé (fé, neste caso, é em Deus) ouvindo fábulas?
Certa ocasião, durante seu ministério terreno, Jesus fez uma pergunta aos que o estavam ouvindo – “Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?” Essa pergunta é extremamente preocupante, por que ela tem a ver com a missão da igreja neste mundo. E, se quando Jesus vier não encontrar fé na terra, então, fatidicamente, a igreja terá falhado tal com Israel falhou no passado. Evidentemente que isso não é garantia de salvação, mas o nosso ‘trabalho’ em prol do Reino de Deus neste mundo nos garante recompensa (galardão) no Céu.
Estão surgindo na sociedade, principalmente no meio evangélico, muitas pessoas influentes (pregadores, cantores, coach’s, etc.) anunciando e tornando-se ‘desigrejados’. Estas pessoas desprezaram o verdadeiro papel da igreja. A Igreja é o aspecto visível de Cristo aqui na terra, isto é, a igreja é o seu Corpo, sua missão é tornar Cristo conhecido dos homens e conduzi-los a salvação pela proclamação do Evangelho e a demonstração do seu amor.
Igreja tem, obrigatoriamente, que ser entendida sob dois aspectos – a instituição = organização (templo estrutural) e a morada do Espírito Santo (os crentes = pessoas), porém um não pode subsistir sem o outro. O que estamos escrevendo não se trata de minha opinião particular, mas de um ensino bíblico, pois a Bíblia enfaticamente diz que a instituição/organização representa o ‘corpo’ de Cristo e que os crentes são os membros deste corpo.
Diante desta verdade, tire você sua própria conclusão. Não se deixe levar pelas idéias dos tolos.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.