"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Quando Deus chama para sua obra no mundo.

Isaías 6: 8-9; Jeremias 1: 5
  ”Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
  “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.

Dentro do contexto histórico e espiritual a nação israelita precisava de Deus, e o Senhor queria um servo (servo neste sentido diz de alguém que teme, obedece e seja fiel a Deus ) para ministrar ao povo. Isaias ofereceu-se para ser esse servo. Quando Isaías disse que seus lábios eram impuros, ele não estava dizendo que vivia na prática do pecado, mas que era um pecador tal como qualquer outro israelita e, portanto, precisava ser purificado. Assim como Isaías, jamais podemos esquecer quem é Deus e seus atributos, pois Ele, na sua santidade, não aceita qualquer tipo desvio na conduta diária dos seus servos. Isaías tinha consciência da sua natureza pecaminosa, embora não praticasse (rotineiramente) nenhum pecado.

Depois de purificado é que Isaías ouviu do Senhor um convite. Ele não discutiu seu chamado com o Senhor, como fizeram Moises e Jeremias, dizendo que não tinha capacidade para executar o serviço, mas aceitou o desafio e colocou-se a disposição do Senhor. Da mesma forma como Deus operou na vida de Isaías, Ele continua operando nos dias atuais. Não podemos subestimar o que Deus pode fazer com aqueles que se colocam a disposição dEle. Hoje, a necessidade de homens e mulheres com disposição e disponibilidade de servir a Deus é ainda maior, e temos oportunidades extraordinárias de compartilhar as boas novas do evangelho neste mundo perdido.

Em contraste com o chamado de Isaías, quando o Senhor chamou Jeremias, dentro da perspectiva humana poderíamos dizer que Jeremias era a pessoa certa. Jeremias era filho de sacerdote, nasceu e cresceu na aldeia sacerdotal de Anatote. Ou seja, o histórico de Jeremias era excelente e dava a ele total condição para o ministério, mas para o Senhor essas coisas, em si mesmas, não têm relevância porque toda a capacitação para exercer qualquer ministério na obra de Deus, tem origem nEle mesmo.

 Antes de Jeremias nascer, Deus já havia determinado que ele seria profeta. Assim como Deus tinha um plano para a vida de Jeremias, Ele também tem um para cada um de nós. Seu alvo é que o crente viva segundo à Sua vontade e deixe que Ele cumpra seu plano em sua vida. Assim como no caso de Jeremias, viver segundo o plano de Deus pode significar sofrimento; porém Deus sempre opera visando o melhor para nós.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Um comentário sobre “Quando Deus chama para sua obra no mundo.

  • Louvado seja o nosso Deus em sua vida PB erivelton desejo toda sorte de bençãos do Senhor em sua vida e que Deus continue te fortalecendo e o Espírito Santo continue aquecendo o seu coração em busca da palavra de Deus.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.