"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Em Antioquia havia uma igreja com consciência missionária.

Atos dos Apóstolos 11:19-26; 13:1-5
E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus… Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
 “Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, … E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram…

Foi na igreja que estava em Antioquia que o cristianismo alcançou um caráter de missão  mundial; foi onde os cristãos ativamente pregaram para os gentios que não adoravam a Deus. A palavra grega ‘christianos’ ocorre somente três vezes no Novo Testamento e, biblicamente é um termo que denota um seguidor de Cristo. Hoje o termo tornou-se geral, destituído do significado original que tinha no Novo Testamento. Para nós, este termo sugere o nome do nosso Redentor, a idéia do profundo relacionamento do crente com Cristo.

Filipe havia pregado em Samaria, mas os samaritanos eram em parte judeus; Pedro pregara para Cornélio, mas este já adorava a Deus. Os cristãos espalhados após a perseguição em Jerusalém haviam transmitido as Boas Novas a outros judeus, que moravam nas terras para onde fugiram. Mas a partir da pregação na Antioquia, os cristãos começaram a anunciar ativamente as Boas Novas com os gentios.

Quando a Igreja aceitou o testemunho de Pedro de que as Boas Novas eram também para os gentios, o cristianismo teve uma expressiva aceitação nas regiões gentílicas, e um grande numero de gentios se tornou cristão. As sementes desse trabalho missionário foram semeadas depois da morte de Estevão, quando muitos judeus cristãos foram perseguidos e espalhados, indo estabelecer-se em cidades distantes, onde divulgaram as Boas Novas.

Se o Senhor não tivesse permitido que os cristãos daquele tempo tivessem sofrido aquela cruel perseguição, possivelmente, eles não teriam saído do lugar em que estavam. Às vezes é preciso que Deus permita que as circunstancias ao nosso redor se tornem um ‘campo hostil’ a fim de sairmos da nossa ‘zona de conforto’.

Em Antioquia a igreja gentílica foi fundada, e Paulo usou a cidade como base durante suas viagens missionárias. Antioquia era o centro de adoração para várias seitas pagãs, que promoviam a imoralidade sexual e outros males comuns às religiões pagãs. Era também um importante centro comercial: a rota para o mundo oriental. Antioquia era uma cidade-chave tanto para Roma como para a Igreja Primitiva. A nova Igreja em Antioquia era uma curiosa mistura de judeus, que falavam grego e ou aramaico e gentios.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de estudo Pentecostal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.