A vinda do Senhor Jesus tem a ver com a obediência da evangelização.
Mateus 24:14
“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.”
O ‘sermão no monte’ proferido por Jesus aborda questões levantadas pelos discípulos quando perguntaram ao Senhor – “Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” Notemos que, primeiro, eles quiseram saber quando. A resposta a essa pergunta não se encontra registrada em Mateus, mas em Lucas – “Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei, então, que é chegada a sua desolação. Então, os que estiverem na Judéia, que fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, que saiam; e, os que estiverem nos campos, que não entrem nela. Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. Mas ai das grávidas e das que criarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira sobre este povo. E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.”
Na sequência, quiseram saber sobre os sinais da vinda do Senhor. A resposta que Jesus dá não se aplica ao arrebatamento da igreja, mas fala da segunda fase da Sua vinda em glória. Essa resposta está registrada nos versículos 29-44 de Mateus 24. E, sobre a ultima questão levantada pelos discípulos, o Senhor declarou – “Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.”
O versículo base deste artigo não ensina que Jesus só voltará para buscar sua Igreja depois que o evangelho da graça de Deus tiver sido levado a todas as nações. Trata-se de uma declaração com respeito à volta dEle no fim dos tempos. O versículo faz referência ao que João escreveu no livro do Apocalipse, onde o Senhor Deus separará e colocará seu selo sobre 144 mil judeus evangelistas, os quais levarão a mensagem do reino a todos os cantos da Terra.
O capítulo 24 de Mateus nos leva ao entendimento que Jesus está discutindo acontecimentos que ocorrerão na Terra durante o tempo da tribulação, em que o ‘princípio das dores’ (dores de um parto) simboliza a Tribulação. Logo após o arrebatamento da Igreja, haverá um período de ‘paz e segurança’ (3anos e meio), seguido de um período de sofrimento terrível que, de acordo com vários estudiosos da Bíblia, durará sete anos. É esse período de ‘Tribulação’ que Jesus descreve no Sermão do Monte das Oliveiras. Ao final desse tempo, Cristo voltará à Terra, derrotará seus inimigos e estabelecerá o reino prometido.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento, Warren W. Wiersbe