A bendita esperança da Igreja de Cristo Jesus.
I Tessalonicenses 4: 13-17
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele… Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
Os tessalonicenses estavam se perguntando por que muitos de seus companheiros crentes haviam morrido e o que lhes aconteceria quando Cristo retornasse. Paulo queria que eles entendessem que a morte para o crente salvo não é o fim da história. Paulo escreveu estas palavras para desafiar os crentes a confortarem-se e encorajarem-se mutuamente quando as pessoas a quem amam morrerem, pois saber exatamente quando os mortos ressuscitarão, em relação aos outros eventos da segunda vinda de Cristo não é tão importante.
Quando Cristo voltar, todos os crentes — mortos e vivos — serão reunidos para nunca mais sofrer ou morrer. Esta passagem bíblica pode ser um grande conforto quando a morte nos atingir. O mesmo amor que deve unir os crentes nesta vida os unirá quando Cristo voltar e reinar eternamente.
Pelo fato de Jesus Cristo ter ressuscitado, todos os crentes também ressuscitarão. Todos os crentes, inclusive aqueles que estiverem vivos quando Cristo voltar, viverão com Ele para sempre. Portanto, não precisamos nos desesperar quando as pessoas crentes a quem amamos morrerem, ou quando eventos mundiais tiverem um fim trágico. Deus transformará as nossas tragédias em triunfos, nossa pobreza em riqueza, nossa dor em glória e a nossa derrota em vitória.
Todos os crentes que viveram em todas as épocas da história estarão reunidos na presença do próprio Deus, sãos e salvos. Como Paulo confortou os tessalonicenses com a promessa da ressurreição, devemos confortar e tranquilizar uns aos outros com esta grande esperança.
Os tessalonicenses não compreendiam o nexo entre a ressurreição dos cristãos falecidos e o arrebatamento dos vivos. Ao que parece, eles acreditavam que os mortos ressuscitaria, mas muitos depois da vinda de Cristo. Paulo lhes informa que os mortos em Cristo ressuscitarão na mesma ocasião em que o Senhor voltar para buscar a sua igreja. Tão certo como Cristo subiu ao céu, Ele voltará para levar seus seguidores para si mesmo, conduzindo-os à casa do Pai, o lugar que lhes está preparado. Esta era a esperança dos crentes dos tempos do Novo Testamento, e de igual modo, a de todos os crentes de hoje. O propósito supremo da volta do Senhor é ter os crentes com Ele para sempre.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.