A Igreja foi comprada com o sangue de Cristo.
Atos dos Apóstolos 20: 28
“Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”
Aquele que se empenha no estudo teológico com o intuito de apenas obter respostas de outras épocas concernentes às dúvidas e inquietações de outros contextos, indiscutivelmente perde a oportunidade de aprender a aplicar o conhecimento teológico para dar resposta apropriada aos assuntos do dia-a-dia e da vivência do indivíduo em sua sociedade. Assim, quando o assunto é Eclesiologia (Doutrina da Igreja), a ênfase na aplicação é até maior do que em outras áreas da pesquisa teológica, pois se trata de formas estruturais. Estas formas têm muito a ver com contextos históricos específicos, incluindo estruturas e questionamentos institucionais que têm variado muito ao longo dos tempos.
Mais uma vez, declaramos que o que define uma igreja não é o templo físico em si mesmo, mas as pessoas que estão reunidas neste templo. Jesus não construiu templos e os chamou de igrejas, ele convidou pessoas a serem seus discípulos e, estas pessoas compõem o corpo ‘místico’ de Jesus designado como IGREJA. Sobre ‘místico’ estamos dizendo que é algo misterioso, enigmático, incompreensível, indecifrável, impenetrável, inescrutável, inexplicável, insondável, ininteligível e profundo. A compreensão do que é, de fato, uma igreja só pode ser alcançada pela fé.
Como é do conhecimento de todo estudante de teologia, o texto bíblico no português usa o termo igreja, mas as conotações originais do termo muitas vezes estão perdidas na tradução. O conceito (e não a tradução literal) básico do termo hebraico ‘qahal’ e também do grego ‘ekklesia’ é de uma assembléia, tratados por muitos no sentido de ‘comunidade’. Não existe no Antigo Testamento o que propriamente se chamaria de igreja, já que o conceito é do povo como um todo pertencendo a YHWH, seja reunido ou não.
Na época do exílio, o termo ‘qahal’ foi empregado com esse mesmo uso também. No Novo Testamento, quando se trata da igreja em sentido universal ou mesmo local o termo usado é normalmente algo como ‘santos’ ou ‘eleitos’, em lugar de ‘igreja’, aproveitando também expressões como ‘noiva’ ou ‘povo de Deus’, especialmente ao tratar da igreja em sentido universal. Portanto, é necessário ter cuidado ao procurar sistematizar ensino bíblico a partir de um estudo do emprego do termo bíblico ‘igreja’, já que o conceito igreja é comumente tratado com outros vocábulos e o uso que se faz do termo igreja nem sempre é o que se espera a partir do português.
O objetivo deste artigo é esclarecer que os termos bíblicos originais (hebraico e grego) não possuem uma tradução literal, mas que são conceituados com ‘igreja’ por (quase) todos os estudiosos da Bíblia Sagrada.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe,
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Doutrina da Igreja (Eclesiologia), Alfa Cursos Teológicos