A Igreja como propriedade exclusiva de Deus.
Mateus 16: 18
“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
É extraordinário como Jesus, em apenas uma frase, nos deu todas as características fundamentais bíblicas da igreja que Ele ‘plantaria’ neste mundo. Ele começa dizendo que a Igreja (verdadeira) é dEle e, isso não se aplica as denominações, mas de uma igreja como uma edificação espiritual. Neste sentido, quem edifica esta igreja é o próprio Senhor Jesus. Observemos que o Senhor usou o verbo apontando para o futuro – ‘edificarei’. Isso significa que tal edificação fala de um processo espiritual do qual todo o crente deve ser participante e que esta edificação não está concluída, falta muito pouco, mas ainda não está concluída.
Outro aspecto importante que deve ser observado na declaração de Jesus a respeito da Sua igreja é a singularidade dela. Jesus não disse – ‘as minhas igrejas’. Então, concordando ou não com esta doutrina, a certeza que temos é de que apenas um povo – um corpo; uma igreja; é que será arrebatado para o encontro com Jesus. Não são as denominações com seus dogmas e com sues membros específicos, mas todos os crentes que, independente da denominação onde congrega, vivem neste mundo como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.
A igreja e uma propriedade, possessão de Deus – ‘minha igreja’. E, até onde temos conhecimento (pelos estudos bíblicos e pelo que está escrito na Bíblia), Jesus continua sendo o Senhor (Cabeça) dela. A igreja é uma propriedade particular de Deus; a igreja tem dono – ‘minha’. Ele (Jesus) deu obreiros a igreja – “E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”, mas não deu igreja a obreiros (como propriedades deles).
O significado desta declaração de Jesus é que edificaria a sua igreja sobre a verdade da confissão feita por Pedro e os demais discípulos. Jesus emprega um trocadilho. Ele chama seu discípulo de Pedro (petros= pedra pequena) e a seguir, Ele diz – “Sobre esta pedra”, que significa uma grande rocha maciça ou rochedo edificarei a minha igreja (a confissão feita por Pedro). É Jesus Cristo que é a pedra, o único e grande alicerce da igreja. Pedro declarou que Jesus é a pedra viva… eleita e preciosa… a pedra que os edificadores reprovaram – “E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, … Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.”
A igreja verdadeira é a comunidade do povo redimido de Deus – todos os que confiam apenas e verdadeiramente em Cristo para sua salvação.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia com comentários do Pr. Antônio Gilberto
– Bíblia de Estudo NAA