"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Igreja como o santuário de Deus.

I Coríntios 3: 16
 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Com o templo de Deus em meio a uma sociedade perversa, o crente não deve participar dos pecados prevalecentes desta sociedade. Deve rejeitar todas as formas de imoralidade. O ‘templo’ de Deus deve ser santo, porque Deus é santo. Há de se deixar bem claro que não estamos falando do crente se isolar dos amigos e familiares, mas viver em meio a tudo isso com sabedoria vinda do alto. É viver no meio de pecadores sem pecar. Da mesma forma que um profissional da área da saúde toma todos os cuidados (artifícios técnicos – luvas, máscaras, roupões, óculos de proteção, etc.) para não se contaminar no ambiente em que trabalha, assim o crente (usando a ‘armadura’ que lhe está disponível) deve se precaver de tudo aquilo que é abominável por nosso Deus.

Passamos a transcrever na íntegra uma ‘extensa’ citação de Adam Clarke (teólogo britânico – 1762-1832), que, sem a menor sombra de dúvida é expressiva. Adam Clarke escreveu que “a igreja de Deus, com toda a razão, é declarada uma obra nobre e maravilhosa, verdadeiramente dignado próprio Deus.
– Diz alguém: Nada existe de tão augusto como a igreja, visto que ela é o templo de Deus.
– Diz outro: Nada é tão digno de reverência, posto que o próprio Deus nela habita.
Nada é tão antigo, já que os patriarcas e profetas labutaram para edificá-la.
Nada é tão sólido, pois Jesus Cristo é o seu fundamento.
Nada é mais intimamente unido e indivisível, porquanto Cristo é a sua pedra angular.
Nada é mais belo ou melhor adornado, com maior variedade, visto que consiste de judeus e gentios de todos os séculos, países, sexo e condições; os maiores potentados, os mais renomados legisladores, os mais profundos filósofos, os mais eminentes eruditos, além daqueles de quem o mundo não era digno, têm feito parte e são parte desse edifício.
Nada é mais espaçoso, porquanto se propaga pela terra inteira, incluindo todos os que têm lavado suas vestiduras e as têm embranquecido no sangue do Cordeiro;
Nada é tão inviolável, porquanto foi consagrada a Jeová.
Nada é tão divino, visto que se trata de um edifício vivo, animado e ocupado pelo próprio Espírito Santo.
Nada é tão beneficente, visto que abriga os pobres, os miseráveis, os aflitos de todas as nações, raças e línguas.
Ela é o lugar onde Deus opera seus feitos admiráveis; o teatro da sua justiça, da sua misericórdia, da sua bondade e da sua veracidade; onde ele é buscado, onde ele pode ser achado, e onde ele pode ser retido, com exclusividade.
Assim como existe um único Deus, bem como um único Salvador mediador entre Deus e o homem, e assim como há um só Espírito inspirador, assim também só há uma igreja, onde esse inefável Jeová realiza sua obra de salvação. A igreja, a despeito de está espalhada e dividida por todo o mundo é apenas um edifício, alicerçada sobre o Antigo e o Novo Testamentos; dotada de um único sacrifício, o Senhor Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico, Adam Clarke

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.