Cristo, a cabeça da Igreja.
Efésios 5: 23
“… porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.”
A instrução de Paulo na carta aos Efésios não é uma declaração machista, mas tão somente a característica da cultura da sociedade judaica. Não encontramos ao longo da Bíblia qualquer citação neste sentido. A expressão metafórica de Cristo como a cabeça da igreja, alude para governo e cuidado que Ele tem com o ‘próprio corpo’. De novo chamamos a atenção do leitor(a) para o que está escrito – ‘igreja’, no singular, isso quer dizer que o Senhor Jesus é a ‘cabeça’ da Igreja verdadeira (fiel).
Como num corpo, na igreja existem muitos membros, e isso fala, consequentemente, de diversidade. Cada membro exerce a sua respectiva função; e cada uma dessas funções é importante para a vida coletiva da igreja, onde nenhum membro individual funciona com exclusividade. Desta forma, há uma importância decisiva em cada um, embora tal importância não deva ser exagerada; pois o exagero da importância individual é uma falsidade, inclinando os indivíduos ao orgulho pessoal.
Nos dias de Paulo, mulheres, crianças e escravos deveriam se submeter ao chefe da família. Os escravos deveriam obedecer até que se tornassem livres; os meninos, até que se tornassem adultos; e as mulheres e as meninas, durante toda a vida. Paulo insistiu na igualdade de todos os crentes em Cristo, mas não sugeriu que deveriam subverter a sociedade romana para alcançá-la. Ao contrário, ele aconselha todos os crentes a se submeterem mutuamente por sua livre escolha — esposas aos maridos e também os maridos as esposas; escravos aos seus senhores e também os senhores aos seus escravos; os filhos aos pais e também os pais aos filhos.
Algumas pessoas distorceram o ensino de Paulo, dizendo que ele transfere uma autoridade ilimitada aos maridos, e não podemos concordar com elas. Paulo diz a esposa que ela deve obedecer ao marido. Ora, o fato de um ensinamento não ser muito popular não nos dá o direito de ignorá-lo. De acordo com a Bíblia, o homem é a cabeça da família, e a mulher deve reconhecer a sua liderança.
Assim como Jesus serviu aos seus discípulos a ponto de lavar-lhes os pés, também o marido deve servir a esposa. Um marido prudente, que ama a Cristo, não tirara vantagem de seu papel de líder, assim como uma esposa prudente, que ama a Cristo, não tentara minar a liderança do marido.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto