"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Resolvendo problemas de natureza doutrinária.

Atos dos Apóstolos 15: 1-6
 “Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim…: Se vos não circuncidardes… não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles… passaram pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios… chegaram a Jerusalém… e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. Alguns, porém, da seita dos fariseus… se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e… que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.

Doutrinar uma igreja não implica em transmitir aos crentes conhecimentos teológicos; não é ensinar tecnicamente ou intelectualmente as verdades religiosas, antes, doutrinar é trazer a pessoa que está sendo ensinada a uma confrontação direta com a vontade divina. Assim, doutrinar é, neste caso, instruir os crentes a viverem na vontade de Deus. Doutrinar uma igreja não é apresentar para os crentes uma lista do que é certo ou do que é errado dentro do conceito bíblico, mas, muito mais importante do que isso, é inculcar nos crentes que ‘ignorar’ as verdades bíblicas nos faz errar o caminho da salvação.

Dentro da esfera religiosa o termo doutrina alude aos ensinamentos de Cristo e ou ao sistema de ensinos cristãos. Porém, o propósito da doutrina cristã é a mudança da vida dos cristãos, pelo que o termo não deve subentender meros conceitos intelectuais e religiosos, que compõem algum sistema. Essa palavra dá a entender aqueles ensinos usados pelo Espírito a fim de transformar almas humanas, tomando-as semelhantes ao seu Mestre.

As doutrinas formalizadas na forma de credos tendem a estagnar a viva energia dos ensinamentos de Cristo. Seus ensinos apontam para categorias do ser que não podem ser expressas distintamente como conceitos verbais. Quando Jesus convidou – “… aprendei de mim…”, certamente Ele não estava pensando em alguma sistematização de idéias a seu respeito, mas na capacidade transformadora que a Sua doutrina e Espírito, exerce sobre seus discípulos.

As palavras gregas traduzidas como ‘doutrina’ são ‘didaskalia’ e ‘didachê’. Essas duas palavras aparecem, juntas, por quarenta e oito vezes no Novo Testamento grego. A idéia essencial é ‘ensino’, a comunicação de conhecimentos. O ensino do Antigo Testamento sobre a lei e os preceitos de Deus tinha o intuito de levar os homens a defrontarem-se com os requisitos divinos da conduta humana. O mesmo conceito é usado para o Novo Testamento e, nas epístolas pastorais já nos aproximamos da idéia de um sistema doutrinário formal, pelo que encontramos a sã doutrina do evangelho, contrastada com as imoralidades do paganismo.

Há, ainda, um terceiro termo grego, cujo conceito alude, também, ao ensino. O ‘kerugma’ que significapregação’, é o meio usado na evangelização, é como se toma conhecida a mensagem de Cristo. O ‘didachêé o meio de instruir as pessoas na nova vida cristã. O kerugma tem suas exigências éticas e espirituais. O ‘didachêé aquela instrução que dá detalhes sobre como podemos cumprir esses requisitos. Portanto, a doutrina não consiste meramente naquilo em que cremos. Antes, trata-se de uma maneira de viver.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia de Champlin, vol. 2

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Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

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