"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O povo de Deus deve ser santo.

I Pedro 1: 14-15
 “… como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.

Ainda falando sobre santificação, pois a essência da lição desta semana requer que este assunto fique bem esclarecido, ‘santificar é por a parte, separar, consagrar ou dedicar uma coisa ou alguém para uso estritamente pessoal’. Neste caso, ‘santo’ é o crente que vive separado do pecado e das práticas pecaminosas, se dedicando para o uso exclusivo de Deus. É exatamente o contrario do crente que se mistura com as coisas tenebrosas do pecado. A santificação do crente tem dois lados: sua separação para a posse e uso de Deus; e a separação do pecado, do erro, de todo e qualquer mal conhecido, para obedecer e agradar a Deus.

A doutrina bíblica da santificação nos ensina que ela é vista sob três aspectos: posicional, progressiva e futura. O primeiro aspecto é a santificação posicional, conforme o autor da carta aos Hebreus escreveu – “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” No seu aspecto posicional, a santificação é completa e perfeita, ou seja, o crente pela fé torna-se santo ‘em Cristo’. Deus nos vê, em Cristo, perfeitos. Quando estamos ‘em Cristo’, não há qualquer acusação contra nós, porque a santidade do Senhor passa a ser a nossa santidade.

O segundo aspecto é a santificação progressiva. Essa é a santificação que a Bíblia tanto nos instiga a buscar continuamente. É a santificação pratica, aplicada ao viver diário do crente. Nesse aspecto, a santificação do crente pode ser aperfeiçoada – “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” Os crentes mencionados em Hebreus (acima) já haviam sido santificados (quando receberam a salvação), e continuavam sendo santificados. O crescimento do crente ‘em santificação’ ocorre à medida que o Espírito rege sua vida de forma soberana e, o crente, por sua vez, busca intensamente pela santificação – “Sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver“.

O terceiro aspecto é a santificação futura e, quanto a este aspecto a Bíblia, por si mesma, fala claramente do que se trata – “ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”  trata-se, obviamente, de uma santificação plena e definitiva.

No aspecto da santificação progressiva convém dizermos que ela é realizada através dos meios que o próprio Senhor proporciona ao crente, quando este se propõe a ser ‘santo’. Deus é quem opera a santificação no crente, embora haja a cooperação deste.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.