"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Levando as cargas uns dos outros.

Gálatas 6: 2
 “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.

Quando Jesus diz – “Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes”, Ele está declarando que dentro das igrejas que professam o cristianismo existem dois grupos distintos de pessoas. Essa declaração não se aplica ao mundo, mas sim as igrejas. Com isso, Jesus não está dizendo que existe um grupo doente e outro são, mas que existe um grupo que admite que está doente e outro não se vê nesta condição. Ainda, nos dias atuais, essa declaração permanece indispensável para despertar alguns crentes nas igrejas.

O propósito de Paulo ter escrito uma carta aos crentes da Galácia era porque chegara ao seu conhecimento de que alguns mestres judaicos estavam inquietando os novos convertidos na igreja, impondo-lhes a circuncisão e o jugo da lei mosaica como requisitos necessários à salvação e ao ingresso na igreja. Quando soube disto, Paulo escreveu para demonstrar cabalmente que as exigências da lei e a circuncisão do velho concerto, nada tem a ver com a operação da graça de Deus em Cristo para a salvação sob o novo concerto; e para reafirmar claramente que o crente recebe o Espírito Santo e com Ele a nova vida espiritual por meio da fé no Senhor Jesus Cristo e não por meio da lei do Antigo Testamento.

Um dos pecados dos fariseus, no tempo de Jesus, foi denunciado pelo nosso Mestre – “Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los.” O religioso legalista é sempre mais severo com outras pessoas do que consigo mesmo, mas o crente guiado pelo Espírito Santo exige mais de si mesmo do que dos outros, para que possa ser capaz de ajudar os outros.

‘Levar as cargas uns os outros’ não implica em, literalmente, carregar peso, mas fala de suportar ‘em amor’ as fraquezas dos irmãos. Dentro desta perspectiva podemos identificar os dois grupos de pessoas apontados por Jesus. Um como sendo os que ‘não estão doentes’ são os legalistas. Este grupo não precisa ‘de médico’, pois jamais seria capaz de cometer pecado, os legalistas não precisam de fatos para condenar alguém; precisam apenas de suspeitas e boatos. Sua imaginação presunçosa encarrega-se do resto.

O outro grupo – ‘os doentes’, são os verdadeiros crentes. São os que estão dispostos a restaurar o irmão em amor. Quem já sofreu uma fratura sabe como é doloroso colocar o osso no lugar e esperar que as partes se liguem. O fiel que caiu em pecado é como um osso fraturado no corpo e que precisa ser restaurado. O crente dirigido pelo Espírito e que vive na liberdade da graça fará o possível para ajudar o irmão caído, pois “o fruto do Espírito é: amor“.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.