Uma ordenança de Jesus Cristo.
Mateus 28: 19
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Nosso objetivo com o estudo desta semana é conscientizar os crentes que o batismo em água como ordenança de Cristo à igreja. Esta ordenança é parte essencial da missão dada a igreja. Aprendemos que o batismo não é para a salvação de ninguém, mas é essencial na vida dos salvos, pois simboliza nossa morte e ressurgimento como novas criaturas – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.”
A Grande Comissão de Cristo dada a todos os seus seguidores, em todas as gerações, declara o alvo, a responsabilidade e o serviço missionário da igreja. A igreja deve ir a todo o mundo e pregar o evangelho a todos, de conformidade com a revelação no Novo Testamento, da parte de Cristo e dos apóstolos. Esta tarefa inclui a responsabilidade primordial de enviar missionários a todas as nações. O evangelho pregado centraliza-se no arrependimento e na remissão dos pecados, na promessa do recebimento de o dom do Espírito Santo, e na exortação de separar-nos desta geração perversa, ao mesmo tempo em que esperamos a volta de Jesus, do céu.
O propósito da Grande Comissão é fazer discípulos que observarão os mandamentos de Cristo. Este é o único imperativo direto no texto original deste versículo. A intenção de Cristo não é que o evangelismo e o testemunho missionário resultem apenas em decisões de conversão. As energias espirituais não devem ser concentradas meramente em aumentar o número de membros da igreja, mas, sim, em fazer discípulos que se separam do mundo, que observam os mandamentos de Cristo e que o seguem de todo o coração, mente e vontade.
Os que crêem em Cristo e no evangelho devem ser batizados em água. Este ato representa (apenas uma representação, nada mais) o compromisso que assumiram, de renúncia à imoralidade, ao mundo e à sua própria natureza pecaminosa e de se consagrar sem reservas a Cristo e aos propósitos do seu reino. O batismo em água acompanha a proclamação do evangelho desde o início da missão da igreja. É um rito da iniciação cristã usado no Novo Testamento para indicar que a pessoa se dedicava plenamente a Jesus Cristo. Ao entrarem na água batismal, em nome da Trindade, os crentes demonstravam publicamente a sua fé diante da igreja.
O batismo em água não significa que estamos assumindo um compromisso estrito com a igreja em que fomos batizados. Embora, o batismo represente, também, nossa integração como membros da igreja local, todavia, o candidato ao batismo deve ser completamente instruído sobre essa doutrina.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.