O batismo é para quem crê verdadeiramente em Cristo.
Marcos 16: 16
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
A instrução de Jesus aos discípulos não está confrontando a doutrina do batismo. Nem mesmo forçando uma interpretação podemos ensinar ou, até mesmo insinuar, que o batismo é meio de salvação. O contexto desta instrução de Jesus diz respeito aos que recebem o evangelho com sinceridade de arrependimento, pois quem recebe o evangelho de Jesus e com arrependimento confessa seus pecados, consequentemente tem o desejo de passar pelas águas batismais.
A instrução de Jesus ainda ecoa em nossos dias, ela não mudou, continua sendo a mesma. Jesus disse para os seus discípulos que somente pregassem o perdão dos pecados juntamente com o arrependimento do pecador. O pregador que anuncia a salvação como uma simples crença ou religião fácil, ou uma formal aceitação da salvação gratuita, sem nenhum compromisso voluntário do pecador de obedecer a Cristo e à sua Palavra, está pregando um falso evangelho. O verdadeiro arrependimento inclui o abandono do pecado, um elemento fundamental e imutável do verdadeiro evangelho neotestamentário.
O batismo somente deve acontecer na vida das pessoas como consequência pregação do evangelho de Jesus. E, mesmo assim, só poderá será consumado se o candidato demonstrar ter entendido a pregação. Pois, só após compreendermos a mensagem de salvação é que gera em nós (por ação do Espírito Santo) o arrependimento e, quem está arrependido, decididamente abandona o pecado e aceita a salvação em Cristo, mas isso não pode ser um ato mecânico, pois importa em aceitar a Cristo não somente como Salvador da penalidade do pecado, mas também como Senhor da nossa vida. Sendo assim, é para este grupo de pessoas que Jesus diz que devem ser batizadas.
Usar esta declaração de Jesus como uma imposição do batismo como meio de salvação é um erro que deve ser evitado pelos os estudiosos da Palavra de Deus. Se Jesus estivesse dizendo que o batismo é imprescindível para a salvação, Ele teria dito que quem ‘não crer e não for batizado’ está condenado, mas não é assim. A condenação está decretada para todos os que rejeitam (não crêem) o evangelho de Jesus.
Devemos, nesta ocasião oportuna, levar os alunos das escolas bíblicas ao pleno entendimento do que representa o batismo. Ele não pode ser entendido apenas como uma evidência de que estamos salvos. O crente tem o dever de saber o que o batismo representa em sua vida.
Quando dizemos que o batismo representa o lavar dos pecados pelo precioso sangue de Jesus, isso fica muito vago. A melhor explicação seria dizermos que o batismo representa a aplicação da salvação na justificação (remoção da culpa) e santificação (remoção da sujeira). O batismo representa o perdão dos nossos pecados quando tal perdão foi recebido através da fé na nossa justificação. O batismo representa a obra de Deus pela qual somos feitos santos na regeneração e santificação.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Moody.
– O Simbolismo do Batismo, R. Hanko