"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Uma prática cristã.

Atos dos Apóstolos 16: 33
 “E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.

As lições deste trimestre estão sendo de extraordinária necessidade para o povo de Deus (igreja fiel) ter uma melhor e maior compreensão de certos termos usados com frequência nas igrejas, mas que não são explicados à luz da Bíblia. Muitas das vezes não é o significado literal dos termos que vão nos fazer compreender o que Deus quer nos falar pela Bíblia, mas sim o princípio ético e moral que o termo traz em si para definir o seu uso no texto sagrado. Assim, sacramento e ordenança, embora para muitos possam ter o mesmo significado literal, todavia, eles possuem, em suas definições, princípios divinos que os tornam distintos um do outro.

Desta forma, antes de falarmos do batismo, devemos falar dos termos (sacramento e ordenança) que envolve a necessidade do batismo nas igrejas. E, isso deve ser feito para que as pessoas entendam que o batismo não é somente um ‘mergulho’ em água para ‘lavar’ os pecados e, que muito menos, é um meio de salvação.

Sacramento, segundo a definição do Catolicismo Romano, da Ortodoxia Oriental e de algumas denominações protestantes, aponta para ‘um ritual que resulta na graça de Deus sendo transmitida para o indivíduo’. Os sacramentos, em geral, são sete nessas denominações. Eles são o batismo, a confirmação, a sagrada comunhão, a confissão, o casamento, as ordens sagradas e a unção dos enfermos. Segundo crêem, os sacramentos foram instituídos por Cristo, devendo ser administrados pela igreja e sendo necessários para a salvação. O princípio é de que os sacramentos são os veículos da graça que eles transmitem.

A Bíblia, ao contrário, diz-nos que a graça não é dada através de símbolos externos e nenhum ritual é ‘necessário para a salvação’. A graça é gratuita – “Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo… para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

Uma ordenança é simplesmente uma ‘prática ou cerimônia prescrita’. Nós, os ‘protestantes e evangélicos’ enxergamos as ordenanças como reconstituições simbólicas da mensagem do evangelho que ensina que Cristo viveu, morreu, ressuscitou dentre os mortos, ascendeu aos céus e voltará um dia. Não vemos o batismo como um requisito para a salvação. O batismo em água é uma das ordenanças instituída por Cristo, ensinada pelos apóstolos e praticada pela igreja primitiva. Assim, o batismo e a comunhão são os únicos rituais que satisfazem estes critérios. Nenhuma das ordenanças é necessária para a salvação e, muito menos é um ‘veículo para a graça’.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
-https://www.gotquestions.org/Portugues/sacramentos-ordenancas.html

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Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

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