Testemunho público da fé.
Atos dos Apóstolos 2: 41
“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.”
Um grave e fatídico erro que muitos crentes cometem é o de se posicionarem de maneira radical a respeito de alguns rituais religiosos. Nenhum ritual ou ato tem em si mesmo poder de operar aquilo que se espera quando este é realizado pela fé. Insistimos em advertir os crentes que o batismo nas águas não salva e nem purifica ninguém. O batismo nas águas simboliza que o crente creu pela fé nas Boas Novas de salvação e, tendo aceitado Jesus como Salvador e o constituído como Senhor de sua vida, o crente expressa de forma pública completa confiança e dependência no Senhor Jesus Cristo, bem como o compromisso de viver obedientemente a Ele.
No que diz respeito à igreja, o batismo expressa a unidade com todos os santos – “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus”, isto é, com cada pessoa de cada nação na terra que é um membro do Corpo de Cristo – “… porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” O batismo nas águas representa tão somente isso, mas, voltamos a repetir não é o que nos salva. Em vez disso, somos salvos pela graça através da fé. Somos batizados porque o nosso Senhor assim deu exemplo, bem como ordenou.
Enfatizamos que o batismo nas águas é estritamente para os crentes. O batismo é uma consequência da salvação e não a causa dela. Antes de sermos batizados, a mensagem de Boas Novas exerceu em nós, por ação do Espírito Santo a faculdade para admitirmos que somos pecadores necessitados de salvação – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Devemos também crer que Cristo morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados, que Ele foi sepultado e que ressuscitou para assegurar nosso lugar no céu – “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”. Sendo assim, nesse momento estamos biblicamente qualificados para sermos batizados.
Os crentes que decidem voluntariamente descerem às águas batismais, o fazem por obediência e amor a nosso Senhor Jesus. Segundo a Declaração de Fé das Assembléias de Deus no Brasil, nós efetuamos o batismo por imersão do corpo inteiro uma única vez em águas, pois a palavra ‘batismo’ significa ‘mergulho, imersão’. As evidências do Novo Testamento não deixam dúvida sobre esse procedimento. O batismo nas águas por imersão é o método bíblico do batismo por causa de sua representação simbólica da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Declaração de Fé das Assembelias de Deus no Brasil.
– Bíblia de estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.