O mundo como sistema que procurar oprimir o crente.
João 12: 31; 15: 18
“Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo.”
“Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim.”
Enquanto nós, seguidores de Jesus Cristo, estivermos neste mundo seremos odiados, perseguidos, caluniados e rejeitados por amor a Ele. O mundo é o grande opositor de Cristo e do seu povo no decurso da história. O verdadeiro crente deve compreender que o mundo – inclusive as falsas igrejas e organizações religiosas – sempre se oporá a Deus e aos princípios do seu reino; assim, o mundo continuará sendo até ao fim, o inimigo e perseguidor dos crentes fiéis – “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”
Todos que procuram viver de acordo com a Palavra de Deus, por amor à justiça sofrerão algum tipo de perseguição. Aqueles que conservam os padrões divinos da verdade, da justiça e da pureza e que, ao mesmo tempo, se recusam a transigir com a presente sociedade pecaminosa e com o modo de vida dos crentes mornos sofrerão impopularidade, rejeição e críticas. O mundo lhes moverá perseguição e oposição e, às vezes, da parte de membros da igreja professa (Paulo escreveu sobre isso. Ele foi desamparado, em alguma situações, por alguns membros da igreja).
Ao experimentar tal sofrimento, o crente deve regozijar-se, porque Deus outorga a maior bênção àqueles que sofrem mais – “… mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” O crente deve precaver-se da tentação de transigir quanto à vontade de Deus, a fim de evitar a vergonha, a ridicularização, o constrangimento, ou algum prejuízo. Os princípios do reino de Deus nunca mudam – “Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. A promessa aos que enfrentam e suportam perseguições por causa da justiça é que dos tais é o reino dos céus.
A razão por que os crentes sofrem é por serem basicamente diferentes; não são do mundo e foram escolhidos do meio ‘do mundo’. Os valores, padrões e modo de viver dos fiéis, entram em conflito com os métodos iníquos da sociedade perversa em meio à qual vivem. Recusam qualquer transigência com os padrões ímpios, e, em contrário a isso, apegam-se às “… coisas que são de cima e não nas que são da terra“.
Para vencermos as tentações precisamos estar fielmente submissos a Palavra de Deus, necessitamos de determinação para permanecer longe do pecado e ajudar outros crentes.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo NAA- CPAD