As armas do crente são espirituais e devem ser usadas na jornada.
Efésios 6: 11-12
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
Na carta escrita aos crentes de Éfeso, o apóstolo Paulo fala das armas ‘espirituais’ que estão a disposição de todo (sem exceção) crente. São armas que o crente tem a obrigação de usar se pretende ser bem sucedido nas batalhas que, indiscutivelmente, enfrentará. Do versículo 10 ao 18, do capítulo 6, Paulo fala da necessidade de nos apossarmos delas e, também, fala do inimigos que enfrentaremos. Verdade é que sem o poder de Deus sobre nós, nada podemos. Porém, concedido tal poder nossa vida se fortalece e progride na angustiante batalha espiritual.
O inimigo está dotado de certo poder. Uma hierarquia satânica domina o mundo e a humanidade. Ao listá-los, Paulo quer nos conscientizar da seriedade desta batalha. Não é uma ‘brigazinha’ qualquer; não é uma ‘discussãozinha’ irrelevante sobre religiosidade, esta batalha é uma questão de vida e morte (espirituais), por isso, Paulo menciona ‘os principados’; ‘as potestades’; ‘os príncipes das trevas deste século’; e, ‘as hostes espirituais da maldade’.
O principal objetivo destes demônios é o de tentar destruir a Igreja. Os ‘principados’, são chefes demoníacos superiores. É a ordem mais elevada de anjos maus (abaixo de Satanás). ‘Principados’ é um termo que indica demônios que são ‘detentores’ de poder satânico. As ‘potestades’ são demônios que possuem autoridade e poder satânico recebido dos ‘principados’. Seria uma ordem de anjos maus subordinada aos ‘principados’. Os ‘príncipes das trevas deste século’, são demônios dominadores das trevas que regem este mundo. São anjos demoníacos que presidem regiões, atividades, instituições na terra dominadas por pecado, iniquidade, imoralidade, ignorância, idolatria etc.
Por fim, as ‘hostes espirituais da maldade’ são as formas invisíveis do mal. Esses demônios, mesmo sendo comuns, são diferentes uns dos outros em maldade – “Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.”
Assim, para resistirmos a estes ataques, devemos sempre depender de Deus e utilizar cada peça da armadura que o Senhor nos dá. Paulo não está apenas dando um conselho a Igreja de Cristo em geral, mas a cada crente em particular. Todo o corpo precisa estar vestido com essa armadura. Sempre que enfrentarmos os principados e os poderes das trevas, precisamos ter ao nosso lado o poder do Espírito Santo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal;
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.