"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Vencemos a tentação com a Palavra de Deus.

Efésios 6: 11, 17
 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo… … Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.

As advertências feitas por Paulo a respeito das tentações indicam que Satanás é um inimigo forte e que não será abatido ou derrotado com ‘meia dúzia’ de palavras ou pulando e sapateando, mas que revestidos do poder de Deus, os crentes estão aptos a enfrentá-lo sem receios. Não devemos sob hipótese nenhuma subestimar o poder de Satanás. As comparações que a Bíblia Sagrada faz dele (leão e dragão) demonstram sua ferocidade e ódio pela humanidade. No livro de Jó podemos ver o que o poder de Satanás pode fazer com o homem na esfera física e material. Nossa maior luta não é o combate direto com Satanás, mas contra as inúmeras ciladas que ele vive pondo em nosso caminho.

Uma grande dificuldade que enfrentamos (e vejo isso com sendo algo próprio da natureza humana) é querer ver o resultado de um processo no qual estamos ainda no primeiro passo. Há em nós uma forte tendência a desistir/desanimar de um empreendimento quando percebemos que o processo para atingir o objetivo está mais lento do que imaginávamos. O que estamos tentando transmitir é que em muitas de nossas batalhas diárias nós simplesmente viramos as costas e desistimos de pelejar. Como diz o ditado falacioso – para que desperdiçar energia com algo que não vai dar certo?

Entretanto, não é isso que a Bíblia nos ensina, antes, muito pelo contrário ele mando que devemos permanecer firmes, isto é, irredutíveis. O fato de sermos desafiados a ‘permanecer firmes’ indica que não estamos sozinhos em nossas lutas diárias. Em todas as páginas da Bíblia não há nada dizendo que Deus, em algum momento da história, tenha abandonado seu povo à própria sorte. Ele sempre esteve com os seus auxiliando-nos em todas as coisas. O senhor nunca deixou e jamais deixará qualquer um dos seus filhos sem amparo. É PROMESSA dEle! – “Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

A espada como arma do crente contra Satanás é uma figura de linguagem que aponta para a Bíblia Sagrada. A espada física é uma arma de ataque que perfura o corpo do adversário, mas a Palavra de Deus penetra o coração. O Espírito Santo inspirou a Palavra a ser escrita e é o próprio Espírito Santo que nos ajuda a manejá-la com destreza. Quando a usamos contra os poderes demoníacos, estamos golpeando de forma a impedir que atrapalhem o bom andamento da obra de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo NAA – CPAD
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.