"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Inferno como sepultura, lugar dos mortos.

Jó 17: 13
 “Se eu olhar a sepultura como a minha casa; se nas trevas estender a minha cama”.

As coisas que a Bíblia diz sobre a realidade do inferno é muito clara, e por mais que pareça aterrorizante não deve ser ignorada. Da mesma forma que a Bíblia ensina que a vida eterna dos redimidos ao lado de Deus no novo céu e nova terra será tão gloriosa que é inimaginável para nós na atualidade, ela também ensina que o tormento eterno dos ímpios no inferno é tão terrível que foge à nossa compreensão. Muitas são as referências bíblicas que apontam para o inferno como um lugar real onde os ímpios e os anjos caídos serão atormentados.

Apesar do que a Bíblia nos diz sobre o inferno não aparecer com muitos detalhes nos livros do Antigo Testamento, contudo, há muitos textos que apontam para esse lugar. Um dos exemplos que podemos utilizar é uma passagem de Salmos, onde o salmista, num questionamento sobre o sofrimento dos justos e a prosperidade dos ímpios, entende o quão terrível é o destino do ímpio quando morre, pois eles caem em ruína, são destruídos de repente, completamente tomados de pavor – “… até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles. Certamente, tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores”. Aqui podemos entender que o sofrimento do ímpio está sendo descrito deste o estado intermediário onde ele aguarda o juízo final, até sua condenação definitiva no lago de fogo.

Por outro lado, no Novo Testamento, encontramos várias passagens bíblicas que falam explicitamente sobre a realidade do inferno. Poderíamos citar inúmeras, mas esta já o suficiente para nos convencer da realidade do inferno – “Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o e lançai-o nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes.” A grande maioria das citações bíblicas acerca do inferno no Novo Testamento foi proferida por Jesus, sendo assim, negar a existência do inferno, é o mesmo que negar o ensino do próprio Senhor.

Todo cristão verdadeiro deve ter a convicção de que a Bíblia é a única genuína revelação da Palavra de Deus. É nossa regra de fé e prática, infalível e inerrante. Assim, tudo o que precisava ser revelado por Deus a nós está nela, e ela não precisa de novos apêndices, anexos ou revisões. Qualquer outra visão do inferno que contradisser claramente as Escrituras, devem ser definitivamente ser rejeitadas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Genebra.
– Teologia Sistemática, Myer Pearlman.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.