"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A esperança de sermos como Jesus é.

I João 3: 2-3
 “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

O propósito de João ao escrever esta carta (além de outras duas) é o de combater o problema dos falsos ensinos a respeito da salvação em Cristo e seu processo no crente. Ele escreveu para corrigir os sérios erros dos falsos mestres. Assim esta carta é um modelo a ser seguido quando combatemos as heresias modernas. João inicia esta carta mostrando suas credenciais de testemunha ocular da encarnação e declarando que sua razão para escrever é a de esclarecer como os crentes podem andar na luz e ter comunhão com Deus.

Os crentes, agora reconhecidos legitimamente como ‘filhos de Deus’ devem saber que se pecarem, Cristo será seu defensor. Para isso, João nos exorta a obedecer a Cristo completamente e a amar a todos os membros da família de Deus. Ele nos adverte em relação aos ‘anticristos’, e ao Anticristo que tentará afastar-nos da verdade. Os falsos mestres, aos quais João chama aqui de ‘anticristos’, apartaram-se do ensino apostólico sobre Cristo e a vida de retidão. João quer conscientizar seus leitores de que a fé e a conduta estão fortemente entrelaçadas.

A verdade que Deus é nosso Pai celestial e que nós somos seus filhos é uma das maiores revelações do Novo Testamento. Ser filho de Deus é o privilégio mais sublime da nossa salvação. Ser filho de Deus é a base da nossa fé e confiança em Deus e da nossa esperança da glória futura. Como filhos de Deus, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Deus quer que nos tornemos cada vez mais conscientes, mediante o Espírito Santo, o ‘Espírito de adoção’, de que somos seus filhos. O Espírito suscita a exclamação ‘Aba’ (Pai) em nosso coração e produz o desejo de sermos ‘guiados pelo Espírito’.

A vida cristã é um processo no qual nos tornamos cada vez mais semelhantes a Cristo. A medida que nos tornarmos mais parecidos com Cristo, descobrimos nosso ‘eu’ verdadeiro e o tipo de pessoa que Deus quer que sejamos. Este processo não estará completo até que vejamos a Cristo face a face; mas saber que este é o nosso destino final deve nos motivar à purificação pessoal. Manter-se puro significa manter-se moralmente correto, livre da corrupção do pecado. Deus também nos purifica, mas existe uma parte que devemos fazer para permanecermos moralmente adequados á purificação de Deus.

O amor de Deus é eterno, Sua sabedoria e Seu poder são supremos. Ele nos guiará e protegerá até o dia em que estivermos diante da face dEle.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.