"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A esperança sincera de todo cristão peregrino.

II Coríntios 5: 8; Filipenses 1: 21,23
 “Mas temos confiança e desejamos, antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

Continuando o comentário sobre o estado intermediário dos mortos, hoje falaremos dos que morrem salvos. Devemos estar conscientes de que nem os que morrem salvos e nem os que morrem sem salvação estão vivendo no destino final que os aguarda, embora, tanto um como o outro estejam já desfrutando (talvez não seja a palavra mais adequada para os ímpios), não na sua plenitude, o que lhes está determinado. Isto é, os mortos salvos estão no ‘Paraíso’/Céu vivendo parcialmente o que está prometido na Bíblia para os que vão morar eternamente com Deus, da mesma forma os mortos ímpios estão ‘hades’ vivendo parcialmente o que está determinado na Bíblia para os que morrem sem salvação.

Jesus prometeu para Sua Igreja que as ‘portas do inferno’ (hades no grego) jamais prevaleceriam contra ela. Isso quer dizer que a partir da morte e ressurreição de Jesus Cristo, nós não desceríamos mais para o ‘hades’, ou seja, não viveríamos mais na divisão que existia para os salvos nas profundezas do ‘hades’, mas que a partir da Sua ressurreição subiríamos com Ele para o Paraíso.

Paulo fala deste evento quando escreveu aos Efésios – “Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. Ora, isto —Ele subiu — que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?” Entendemos que Jesus, ao ressuscitar, levou para o Céu os crentes do Antigo Testamento que descansavam no ‘Seio de Abraão’. A obra redentora de Jesus no Calvário não afetou somente os vivos, mas também os que já haviam morrido no Senhor.

Os crentes que morreram depois da ascensão de Jesus ao Céu, agora, estão todos no Céu, pois Jesus levou o ‘Paraíso’ para lá – “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.” No momento do arrebatamento da Igreja, eles virão com Jesus, unir-se-ão a seus corpos ressurretos, e subirão com Cristo, já glorificados.

Sendo assim, amados irmãos e irmãs, concluímos este brilhante trimestre com mais uma pérola de ensino para nossa jornada da fé neste mundo. Esperamos ter contribuído de alguma forma para a edificação de toda a igreja do Senhor, ensinando aquilo que nos foi proposto, buscando estar o mais próximo possível das doutrinas bíblicas. Sem dúvida falhamos em algum ponto, mas cremos firmemente que não é algo digno de ser atribuído como heresia.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA-CPAD.
– O Calendário da Profecia, Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.