Mulheres sábias compreendem o seu papel no Reino de Deus.
Rute 1: 11-13
“Porém Noemi disse: Tornai, minhas filhas, por que iríeis comigo?… Tornai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido, e ainda tivesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim.”
Devemos ressaltar que o objetivo deste trimestre é o de destacar o papel da mulher na obra de Deus. A Bíblia nos ensina que nosso Deus sempre usou homens e mulheres na mesma proporção para a realização dos Seus divinos propósitos. Mesmo numa cultura machista como a do oriente médio nos tempos passados, as mulheres tiveram um papel relevante na história do povo israelita. A finalidade do trimestre é a de nos conscientizar de que as mulheres contribuíram de forma extraordinária para a construção da história.
Qual o fator mais preponderante para determinar o tipo de relacionamento que temos com Deus? Seria o tempo que temos de conversão? Ou, talvez, seria o tipo de função que exercemos na igreja? Provavelmente muitos dirão que são ambas as coisas associadas ao zelo pela casa de Deus. Mas te dizemos que nada disso é o que constrói nosso relacionamento com Deus. Não é o que fazemos para Deus que nos qualifica como ‘filhos’ dEle, mas o que Ele mesmo (foi Ele quem quis, sem sofrer nenhum tipo de pressão por qualquer criatura que existe) fez e tem feito por nós.
Os 10 anos (ou mais) que Rute conviveu com a família de Noemi foram suficientes para ela entender que o Deus de Elimeleque era o verdadeiro e único Deus. Ainda que ela não tivesse nenhuma experiência profunda com YHWH, mesmo porque o que elas tinham vivido até o momento de retornarem para Judá, não evidenciava que YHWH estava com as mãos estendidas abençoando, todavia, Rute (provavelmente por causa do testemunho de vida de Noemi) creu no Deus de Israel.
Rute acompanhou Noemi tão somente pela fé. Noemi não tinha absolutamente nada (no sentido material) para oferecer à sua nora. O que seduziu Rute a acompanhar Noemi foi a esperança que sua sogra tinha de que na sua terra natal as coisas seriam totalmente diferente, aliás, não seriam apenas diferentes, mas também seriam melhores. Noemi, mesmo não tendo uma Bíblia em suas mãos, creu no que o apóstolo Paulo escreveria muitos séculos depois dela – “Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça a Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.