"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Longanimidade e misericórdia de Deus.

Salmos 103: 8; Joel 2: 13; Romanos 2: 4
 “Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.
 “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal.
 “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

Dentre as inúmeras aplicações que podemos fazer com a história de Rute para a nossa edificação espiritual, sem dúvida alguma, podemos usar as personagens Rute e Orfa para falar de duas classes de pessoas que professam o cristianismo. O comportamento de Rute denota o comportamento daqueles que são verdadeiramente crentes. Rute adotou o ‘proselitismo’ sem nenhuma influência externa, aliás, se fosse julgar pelas circunstancias ela deveria agir como sua cunhada agiu. Mas o fato de ela declarar que o povo e o Deus de Noemi, agora, eram os mesmos dela, nos faz compreender que ela decidiu seguir sua sogra não pelo que ela (sua sogra) podia lhe oferecer, mas por causa do Deus que Noemi servia.

Paulo escrevendo aos crentes de Corinto disse que – “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” e, foi exatamente isso que Orfa fez. Ela analisou as possibilidades e concluiu que Noemi não tinha mais nada para lhe oferecer, sendo assim, inútil seria continuar caminhando juntas. Enquanto servimos a Deus somente por causas das bênçãos derramadas, vivemos uma vida cristã miserável sem nenhuma visão do Céu e, quando perdemos a visão do Céu, indiscutivelmente qualquer coisa será o suficiente para nos tirar daquilo que inicialmente tínhamos determinado no coração.

Sobre Rute, pela interpretação da cronologia bíblica, ainda pesava o que Deus tinha declarado sobre os moabitas e amonitas – “Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR”, todavia, o Deus que nós servimos é misericordioso e longânimo e de maneira alguma rejeitaria um coração contrito – “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” E, o comportamento de Rute alude ao sentimento que expressa a verdadeira adoração a Deus.

A passagem do diálogo entre Noemi e suas duas noras dá evidência suficiente sobre o ‘livre arbítrio’ do homem. Às duas noras foi oferecida a mesma coisa estando elas sob as mesmas condições, ou seja, nenhum delas (Rute e Orfa) se prevaleceu de alguma vantagem. Ambas estavam vivendo situação idêntica e, a ambas foi oferecida a mesma coisa. Ambas analisaram a situação e tomaram decisões opostas. O que serviu de influência sobre a decisão das duas foi o que cada uma delas compreendeu sobre o futuro que o Deus de Noemi poderia proporcionar. Isso é livre liberdade de escolha.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação pessoal.
– Comentário Bíblico do Velho Testamento Moody

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.