"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A importância do testemunho pessoal em todas as áreas da vida.

Mateus 5: 13-16
 “Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

É incrível a obra que Deus realiza no coração das pessoas! Rute era uma mulher que estava destinada a viver como uma cidadã qualquer na terra de Moabe até o dia em que se casou com o filho de Noemi e, daquele dia em diante ela começou a conhecer o Deus que é capaz de mudar as pessoas a fim de que experimentem um novo modo de viver. O testemunho de Rute, certamente, foi muito mais honroso do que muitas jovens do seu tempo. O fato de ela ter se deitado aos pés de Boaz indicava um pedido de casamento, entretanto, muito mais do que um marido (ela poderia ter se casado com outro homem qualquer e da sua idade) ela buscava um remidor (isso só Boaz e outro parente poderiam oferecer).

A preparação de Rute antes de apresentar-se a Boaz obedeceu a um processo que incluía três etapas. Em primeiro lugar, ela se lavou. Se desejarmos aprofundar nosso relacionamento com o Senhor, é preciso que nos – “… purifiquemos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus“. Algumas vezes Deus nos anda que – “Lavai-vos e purificai-vos“. Deus não faz aquilo que é de nossa responsabilidade. Somente nós mesmos podemos tirar de nossa vida as coisas que nos contaminam, e sabemos quais são essas coisas.

A grande questão é que sempre julgamos que nossos pecados são insignificantes. Porém temos dentro de nós ou de nossas casas muitas ‘coisas’ que precisam ser varridas definitivamente. Às vezes temos em nossa biblioteca livros, revistas, CDs, DVDs que precisam ser jogados no lixo, porém nós os mantemos na estante como relíquias. Devemos nos separar de tudo o que nos contamina e que entristece o Pai.

Em segundo lugar Rute se ungiu. Os povos do Oriente usavam óleos perfumados para proteger e curar o corpo e também para se tornar agradáveis a outros. O óleo da unção refere-se à presença do Espírito Santo em nossa vida. Quanto mais nos tornamos semelhantes a Jesus Cristo em caráter e em conduta, mais agradamos nosso Pai e mais Ele pode nos abençoar e nos usar para sua glória.

No terceiro passo da preparação, Rute trocou de roupas. Tirou as vestes de viúva triste e vestiu uma roupa de casamento. As roupas tem um significado espiritual nas Escrituras. Depois de pecarem contra Deus, Adão e Eva tentaram cobrir a nudez, mas somente o Senhor poderia perdoá-los e vesti-los de modo aceitável.  A salvação é retratada como trocar de ‘roupas’.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento, Warren W. Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.