"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Estudos Bíblicos

Quando a esperança brota em meio às tormentas da vida.

Jó 14: 7-9
 “Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como a planta.

Jó usa a imagem de uma árvore para nos trazer uma mensagem de ânimo e esperança diante dos embates desta vida. Mesmo que a situação esteja desfavorável e que, olhando nós, não consigamos contemplar um resultado satisfatório, não devemos perder a esperança. A fé de Rute em Deus foi o que a moveu em tomar a decisão mais acertada de sua vida e, daquele dia em diante, estando ela sob a proteção de Deus, qualquer condição de vida que ela tivesse, sem dúvida alguma, seria melhor do que o que ela tinha vivido até aquele momento. 

A ilustração que o autor do livro de Jó usa serve para nos motivar a perseverar na fé e manter firme a esperança. Lembrando que a esperança do crente não está firmada em nas coisas que podemos conquistar neste mundo. Por mais que Rute fosse otimista, ela não conseguia vislumbrar um futuro muito próspero. As circunstâncias indicavam que, tanto ela como Noemi, estavam destinadas a viverem de ‘sobras’. Vale ressaltar que em nenhum momento Rute sequer cogitou na possibilidade de voltar para sua terra (se a Bíblia não diz nada sobre isso, então a única e indiscutível interpretação é essa). Independente do que o futuro lhe reservava Rute estava determinada em perseverar na sua decisão.

O que o escritor do livro de Jó que r nos ensinar com essa ilustração é que se cortarmos uma árvore, mas permanecendo o seu tronco na terra, sempre existe a possibilidade de que ela possa brotar novamente. Na morte, a pessoa não deixa tronco para trás. O ser humano é mais como a água que evapora ou se infiltra no solo; ela nunca pode ser recuperada. Alguém pode se deitar a noite e acordar pela manha; mas, quando o indivíduo se deita na morte, não tem garantia alguma de que acordará novamente.

Os crentes em Deus dos tempos primitivos, como Jó, não tinham a revelação da vida futura como agora a temos em Cristo – “… e que é manifesta, agora, pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho…” Passagens no Antigo Testamento fazem alusão a ressurreição futura, mas Jó não tinha nenhum desses livros para ler e refletir – “Quando um homem morre, acaso tornará a viver?“, Jó perguntou, mas ele não respondeu a essa importante pergunta. Mais adiante, Jó faria uma grande declaração sobre a futura ressurreição; neste momento, contudo, ele estava vacilando entre o desespero e a esperança.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.