Episódios bíblicos relatam vingança de família.
Gênesis 34: 1-31
“E saiu Diná, filha de Léia, que esta dera a Jacó, a ver as filhas da terra. E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a… … E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todo macho… Mataram também a fio de espada a Hamor, e a seu filho Siquém; e tomaram Diná da casa de Siquém e saíram…”
Como sempre dizemos, nosso Deus não interfere nas escolhas que fazemos. Ele nos concedeu livre liberdade para escolhermos o que quisermos, todavia, Ele, antecipadamente, sempre nos alerta e orienta sobre qual opção é o caminho mais curto para o cumprimento dos seus propósitos em nossa vida. Neste contexto, estamos falando de sermos bem sucedidos e prósperos nesta vida e não, necessariamente, de salvação ou perdição. No nosso esforço para nos manter salvos, muitas das vezes não damos o devido crédito à Palavra de Deus e, em desobediência a ela, fazemos escolhas erradas. Isso não nos faz perder a salvação, mas tão somente nos conduz a trilhar por um caminho mais turbulento e aflitivo.
Dentro do contexto da lição e da passagem bíblica para a leitura diária de hoje, o que vemos são escolhas erradas que desencadearam em trágicos acontecimentos. Jacó estabeleceu-se perto da cidade pagã de Siquém, ao invés de ir para a terra de seu pai, Isaque, para onde Deus lhe ordenara que fosse. Posteriormente, lamentou amargamente a escolha que fizera. Foi somente depois do episódio trágico que envolveu Diná, que Jacó rumou para Betel e destruiu todos os ídolos que estavam na sua casa.
Tanto Diná quanto os pais dela estavam errados. Jacó falhou ao optar por conviver em estreita ligação com pessoas malignas e imorais, assim como Ló fizera. Deixou de estabelecer limites e normas corretas para seus filhos, no tocante à sua interação com os incrédulos e de observar devidamente a seus filhos. Diná, por sua vez, parece ter procurado convivência com as ímpias filhas da terra. O resultado final foi tragédia, dor e vergonha para Jacó, sua filha e sua família. Pais que deixam de manter sua família escrupulosamente separada da convivência de pessoas e ambientes pecaminosos, expõem essa família às tentações e perigos desse tipo, acrescidos de vergonha e desgraça em potencial.
A ira dos filhos de Jacó era razoável, pois sua irmã fora violentada sexualmente e eles sabiam que semelhante ato abominável não poderia ser tolerado. Pecaram, no entanto, ao retaliar de modo excessivo, arbitrário e desumano. Simeão e Levi não somente mataram os homens da cidade, como também saquearam todos os bens da cidade e sequestraram as mulheres e as crianças. Por causa dessa ação cruel, Simeão e Levi perderam sua liderança da nação. Deus faz distinção entre a guerra comum e a crueldade selvagem.
Os filhos de Jacó abusaram do sinal do seu relacionamento com Deus, segundo o concerto, e fizeram dele uma cilada.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.