Devemos agir com serenidade em qualquer área de liderança.
Efésios 6: 9; I Pedro 5: 2-3
“E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas.”
“… apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”
Há um ditado que diz que o verdadeiro caráter de uma pessoa é revelado quando lhe é concedido poder. Independente de quem tenha dito ou escrito isso, existe um grande fundo de verdade, pois a grande maioria das pessoas quando estão exercendo algum cargo de liderança agem arrogantemente como se não existisse ninguém acima delas para impedir suas ações. Diz a história que a frase foi pronunciada fazendo alusão à forma carismática que Abraham Lincoln governou o Estados Unidos. Visto, politicamente, como o homem mais poderoso do mundo, diz a história que nenhum outro presidente governou (misericordiosamente) como ele.
A Palavra de Deus diz que aqueles que cobiçam o poder, dominarão aqueles a quem deveriam servir, pelo abuso excessivo da sua autoridade. Todos os que exercem liderança nas igrejas, devem conduzir a igreja, servindo de exemplo ao rebanho na sua devoção a Cristo, no serviço humilde, na perseverança, na retidão, na constância na oração e no amor à Palavra.
O que o povo judeu tem vivido desde que se tornaram uma nação (desde a antiguidade) é uma sombra do que a igreja tem vivido desde a sua fundação. As questões envolvendo a perseguição aos judeus variam de acordo com o contexto histórico. Muitos historiadores afirmam que tal perseguição durante o período medieval é entendida muito mais a partir de um aspecto religioso.
Diz a história que durante a Idade Média, os judeus, muitas vezes, tornaram-se ‘bodes expiatórios’ para explicar determinados acontecimentos e, por isso, eram vítimas de perseguição. Um desses momentos foi a Peste Negra, surto de peste bubônica que atingiu a Europa no século XIV e dizimou um terço da população européia. Os judeus foram acusados de serem os causadores da peste, e os historiadores relataram vários casos de ataques contra comunidades judias na Europa desse período.
A Bíblia descreve várias características dos bons lideres. Eles sabem que estão cuidando do rebanho de Deus, não do seu próprio rebanho; lideram com o intuito de servir, não por obrigação; estão preocupados com o que podem dar, não com que podem receber; lideram pelo exemplo, não pela força. Todos nós lideramos a outros de algum modo. Qualquer que seja o nosso papel, nossa liderança deve estar de acordo com estas características.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– O que é antissemitismo? – Brasil Escola (uol.com.br)