Hamã planeja destruir os judeus de todo o reino de Assuero.
Ester 3: 6
“Porém, em seus olhos, teve em pouco o pôr as mãos só sobre Mardoqueu (porque lhe haviam declarado o povo de Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, ao povo de Mardoqueu.”
Em toda a história da existência da igreja, todos os escândalos envolvendo os líderes foram, senão com o objetivo principal de macular a imagem da igreja e não a, estritamente, do líder. Não estamos inocentando os líderes dos seus atos. A culpa deles é inquestionável, porém o Inimigo de Deus e de tudo que diz respeito ao Seu Nome, tem como alvo principal destruir ( ou melhor, tentar destruir) a igreja, o povo em geral e, ele sabe que desmoralizando o ‘pastor’ cumpre-se o que está escrito.
Zacarias, cerca de quinhentos anos antes de Cristo, profetizou – “Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos; fere o Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos”, evidentemente que aqui está apontando para o Senhor Jesus – o pastor ferido na cruz, mas a aplicação da Palavra pode ser utilizada no contexto dos dias atuais. Ferir o ‘pastor’ pode ser aplicado, neste contexto, como os escândalos em que tais pastores estão envolvidos. Muitas pessoas desfalecem na fé por causa dos escândalos envolvendo seus líderes. Essa é a intenção de Satanás.
Hamã odiava Mardoqueu e passou a odiar ainda mais quando soube que era um judeu. Só que, agora, seu ódio intensificou e se expandiu para todo o povo judeu. É impressionante como as pessoas (nas igrejas) mesmo cansadas de ouvir dos seus professores e pastores de que está escrito na Bíblia que o mundo nos odeia, insistem em querer manter uma convivência amistosa com ele. Não devemos nos enganar de que todas as ferramentas que o mundo utiliza ou aponta como sendo útil e necessária para a prosperidade e sucesso do homem, induzem as pessoas a agirem em contrariedade aos padrões morais da Bíblia Sagrada.
Quando eu vejo alguns (ALGUNS) irmãos que, nas redes sociais, estão mais preocupados em notoriedade (‘likes’, curtidas e seguidores) do que realmente prestarem um serviço eficiente ao Reino de Deus, fico extremamente preocupado. O cuidado que temos que ter em situações com estas é o de não permitir que nossa fé seja abalada quando tais irmãos forem objetos de escândalos. Eu me nego a acreditar que alguém (líder/pastor) em sã consciência se envolva deliberadamente em escândalos de ordem sexual. Creio sim, que foram vítimas de uma astuta armadilha demoníaca da qual não souberam sair.
Fere-se o pastor/líder e o rebanho esmorecido na fé se dispersa. Satanás sabe que desestruturando a base da igreja, uma apatia invade os membros da igreja tornando-os inúteis para o serviço no Reino de Deus.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.