Deus estava agindo poderosamente, fazendo tudo cooperar para o bem.
Romanos 8: 28
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”.
O livro de Ester, entre tantos ensinamentos para a nossa vida diária, prima, também, a nos ensinar a confiar mais em Deus. Mesmo em um ambiente (a história de Ester) onde não se vê nenhuma citação do nome do Senhor, uma coisa é inquestionável, YHAWEH estava atento a tudo. Sem interferir ou mudar o curso da história, Ele usou todos os acontecimentos para juntos cooperarem para o bem do seu povo. Confiar em Deus é um passo que se deve dar além do saber que Ele existe. Confiar em Deus é crer de forma inabalável, mesmo em situações adversas, que tudo vai ficar bem.
De acordo com os princípios bíblicos há, pelo menos, três aspectos da providência divina. Em primeiro lugar a providência divina deve ser vista na forma de preservação. Deus, pelo seu poder, preserva o mundo que Ele criou. O poder preservador de Deus manifesta-se através do seu filho Jesus Cristo, conforme Paulo declara em Colossenses, é pelo poder de Cristo que até mesmo as minúsculas partículas de vida mantêm-se coesas – “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”
O segundo aspecto da providência divina é na forma de provisão incessante e infalível para os seus filhos. Deus não somente preserva o mundo que Ele criou, como também provê as necessidades das suas criaturas. Quando Deus criou o mundo, criou também as estações e proveu alimento aos seres humanos e aos animais. Depois de o Dilúvio destruir a terra, Deus renovou a promessa da provisão, com estas palavras – “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão”. Vários dos salmos dão testemunho da bondade de Deus em suprir do necessário a todas as suas criaturas – “Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras. Ele faz crescer a erva para os animais e a verdura, para o serviço do homem, para que tire da terra o alimento e o vinho que alegra o seu coração; Ele faz reluzir o seu rosto com o azeite e o pão, que fortalece o seu coração”.
O mesmo Deus revelou a Jó seu poder de criar e de sustentar e Jesus asseverou em termos bem claros que Deus cuida das aves do céu e dos lírios do campo. Seu cuidado abrange, não somente as necessidades físicas da humanidade, como também as espirituais.
O terceiro aspecto da providência divina é na forma de Governo. Deus, além de preservar sua criação e prover-lhe o necessário, também governa o mundo. Deus, como Soberano que é, Ele observa os eventos da história, cuidando para que eles aconteçam segundo o que está determinado desde a eternidade.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.