"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A rainha Ester ofereceu um banquete denominado de “banquete de vinho”.

Ester 7: 2
 “… disse também o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu requerimento? Até metade do reino se fará”.

Enfim chegou o momento de Ester revelar quem ela era. Não podia mais esconder a sua verdadeira identidade. A palavra do rei já tinha sido pronunciada e, como era lei, não podia ser revogada. Embora, ainda que ela corresse algum risco de ser rejeitada pelo rei, aquela era a hora de, finalmente, todos saberem da verdade sobre a sua origem. Tanto Assuero quanto Hamã ainda não sabiam que ela era judia. Se Hamã soubesse disso, provavelmente não teria comparecido ao banquete. Como diz o ditado – ‘Ester estava com a faca e o queijo nas mãos’.

O que deixa muitos crentes confusos é a idéia de que Deus é longânimo até com os ímpios. O Senhor Deus havia advertido Hamã, por meio de seus conselheiros e de sua esposa, sobre as trágicas consequências que se abatem sobre os que intentam alguma maldade contra o povo dEle, mas o primeiro-ministro se recusou a ouvir. A longanimidade de Deus levou Hamã a pensar que estava seguro – “Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal“. Da mesma forma, nos dias atuais, os homens perversos pensam assim também. Eles não conseguem entender que o silêncio de Deus é uma oportunidade para se arrependerem.

As palavras de Assuero, não podem ser entendidas na expressão máxima de sua literalidade. Claro que ele não entregaria metade do reino pra ninguém e, muito menos para Ester, mas o significado da frase é o de que ele seria generoso com o que ela pedisse e que ela poderia pedir o que quisesse. É neste pedido de Ester que vemos o quanto ela estava empenhada em manter o bem-estar e a segurança do seu povo. Provavelmente, Ester tinha ensaiado esse discurso várias vezes, escolhendo as palavras certas e, então, Deus lhe deu forças para fazer seu pedido. Ela estava colocando sua vida, sua coroa, sua segurança e sua comodidade em jogo, pois se o rei negasse sua petição, seria o fim para ela e os judeus.

Ester deixou claro, desde o inicio, que dependia do favor do rei e que não estava tentando lhe dizer o que fazer. Disse também que seu desejo não era satisfazer os próprios interesses, mas sim agradar o rei – “Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição e o meu povo como meu requerimento”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
 Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento, Warren W. Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.