"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A reação física e verbal de Assuero vista como o terror de Hamã.

Ester 7: 9-10
 “Então, disse Harbona, um dos eunucos que serviam diante do rei: Eis que também a forca de cinquenta côvados de altura que Hamã fizera para Mardoqueu, que falara para bem do rei, está junto à casa de Hamã. Então, disse o rei: Enforcai-o nela. Enforcaram, pois, a Hamã na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então, o furor do rei se aplacou”.

A forca que Hamã tinha preparado para Mardoqueu, muito mais do que um monumento altíssimo, ela tinha como objetivo levar ao conhecimento de todos os cidadãos de Susã de que nenhum obstáculo estorvaria as intenções de Hamã. Servia também como um recado a todos que intentassem se colocar como adversário dele. Ela era um monumento, pois sua altura era equivalente a um edifício de aproximadamente seis andares. Era algo que não tinha como não ver.

Devemos ser muito cautelosos com os conselhos que ouvimos das pessoas que estão ao nosso redor. Independente de quem seja. Às vezes pessoas ‘boas’ dão conselhos equivocados. Não estamos dizendo que todos os que estão ao nosso redor querem ver a nossa ruína. Não é isso! Mas, às vezes, Satanás usa pessoas ‘boas’ para nos darem conselhos errados (não há melhor exemplo bíblico disto do que Pedro). Veja o caso de Hamã. As mesmas pessoas que o alertaram do perigo que era pelejar contra Mardoqueu e os judeus foram as mesmas que disseram para construir a forca.

Muitas pessoas só estão aguardando uma palavra incentivadora para por em prática os desejos pecaminosos. Estão aguardando alguém ‘sem sabedoria’ endossar com conselhos frívolos as intenções que cultivam em seu coração. E, nos dias atuais, esses conselhos estão vindo de muitos lugares, mas principalmente das redes sociais. Nunca na história da humanidade a depravação moral das pessoas esteve em tanta evidência. Ser imoral neste tempo é uma virtude. Mas a pergunta é: em que ponto a Bíblia está equivocada nas profecias?

Alguém pode estar perguntando nesta hora: quer dizer que não podemos confiar nos conselhos de ninguém? Eu digo que antes de confiar no conselho de alguém devemos confrontá-lo com as doutrinas bíblicas, se ele tiver respaldo na Palavra de Deus, então podemos confiar sem medo. Satanás deu um ótimo conselho a Jesus quando, após a tentação no deserto, teve fome. Tudo se encaixava – a fome de Jesus com Seu poder de transformar as pedras em pães. Mas isso encontrava respaldo na Sagrada Escritura? A questão, neste caso, não era a de simplesmente satisfazer uma necessidade física, mas em obedecer ao que Satanás estava sugerindo, e qualquer sugestão vinda dele deve ser recusada.

Se Assuero queria castigar Hamã, nenhum outro conselho foi tão sábio quanto ao que seu eunuco Harbona tinha lhe dado. Fazer o ‘arquiteto’ do empreendimento ser o primeiro a ‘desfrutar dos benefícios’ que proporciona. E, assim se fez. 

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.