"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Mardoqueu é engrandecido como o segundo maior do reino.

Ester 10: 3
 “Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e agradável para com a multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo e trabalhando pela prosperidade de toda a sua nação”.

Mardoqueu desfrutava de uma boa reputação entre os judeus, porque permaneceu amigo deles quando subiu ao poder no palácio. A corrupção e o abuso de autoridade costumam caracterizar os que estão no poder. Mas o poder usado para levantar o caído e aliviar o fardo do oprimido e a forma correta de utilizá-lo. As pessoas C O L O C A D A S por Deus em posição de poder ou influencia política não podem dar as costas aos necessitados.

Nenhum registro arqueológico sobre o posto de primeiro-ministro e segundo no comando do Império Persa foi descoberto, mas durante esse período existe uma estranha lacuna nos registros da Pérsia antiga. Os registros indicam que outro homem ocupou essa posição em 165 a.C., aproximadamente sete anos apos a nomeação de Mardoqueu. Foi descoberta uma placa com a inscrição Mardukaya indicando o nome de um oficial durante os primeiros anos do reinado de Assuero; alguns acreditam ser este o próprio Mardoqueu.

No livro de Ester, vemos claramente o trabalho de Deus na vida das pessoas e nas questões da nação. Mesmo quando aparentemente o mundo perece nas mãos de pessoas más, Deus ainda está no controle, protegendo aqueles que são dele. Embora possamos não compreender tudo o que acontece ao nosso redor, precisamos confiar na proteção de Deus e manter nossa integridade fazendo o que e certo. Ester, que arriscou sua vida ao apresentar-se diante do rei, tornou-se uma heroína. Mardoqueu, que foi efetivamente condenado a morte, tornou-se a segunda pessoa no comando do governo persa. Não importa o quanto nossa condição seja desesperadora, ou do que estamos dispostos a abrir mão, não podemos nos desesperar. Deus está no controle do nosso mundo.

Mardoqueu assumiu o lugar de Hamã – ‘segundo depois do rei’, sem ter que pleitear (empenhar para obter/ disputar) o cargo. Foi o Senhor que, usando os acontecimentos, fez com que todas as coisas cooperassem para o bem do povo. Mardoqueu usou sua função publica para ajudar os judeus. Mardoqueu sendo o segundo depois do rei, não esqueceu suas raízes nem desprezou a necessidades dos outros. Mais uma vez os judeus foram preservados para que hoje pudéssemos ter uma Bíblia e um Salvador. E, agora, nós (a igreja de Cristo) temos a responsabilidade de anunciar esse Salvador ao mundo .

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.