"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Israel, o reino sacerdotal e a promessa condicional de Deus.

Êxodo 19: 5-6
 “Agora, se ouvirdes a minha voz e obedecerdes à minha aliança, sereis como meu tesouro pessoal dentre todas as nações, ainda que toda a terra seja minha propriedade. Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Estas são as palavras que dirás aos filhos de Israel”.

Em Gênesis 15 e 17, Deus faz um pacto com Abraão prometendo tornar os seus descendentes uma grande nação. Independente do tempo cronológico, Deus prometeu cuidar do seu povo e abençoá-lo, e o povo prometeu obedecer-lhe. O pacto estava selado. Mas as boas intenções do povo rapidamente se dissipavam. Quando assumimos um compromisso com Deus devemos nos esforçar o máximo para cumpri-lo.

A eleição contínua de Israel como o povo de Deus dependia da condição prévia desse povo obedecer-lhe como seu Senhor. Este fato aparece na forma condicional ‘se’ do versículo acima. E Deus esperava que essa obediência, tão essencial para Ele cumprir seus propósitos futuros para com o seu povo, partisse de corações cheios de gratidão, reconhecendo o Seu amor e cuidado por eles, revelados principalmente quando Ele os redimiu do Egito. O princípio da obediência a Deus é também um elemento essencial em nosso relacionamento com Cristo, no novo concerto.

Israel seria a possessão preciosa do próprio Deus. Conquanto todas as nações respondam perante Deus como seu Criador, Israel teria um relacionamento muito especial com Deus, porque Ele era seu Redentor. Esse propósito para Israel prenunciava o propósito de Deus para a igreja – “Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz.” Como parte do propósito de Deus para os israelitas ao tirá-los do Egito, eles deviam ser um reino sacerdotal (ou seja, separados e consagrados ao serviço de Deus) e uma nação santa. Da mesma forma, os crentes do Novo Testamento devem ser um reino de sacerdotes.

Por que Deus escolheu Israel como nação Sua? Deus sabia que nenhuma nação na terra seria boa o suficiente para merecer ser chamada de povo seu, o ‘ tesouro especial’ de Deus. Sendo assim. Deus escolheu Israel não por causa de algo que tenham feito, mas por seu amor e misericórdia, apesar dos erros que eles haviam cometido e viriam a cometer. Por que Deus quis uma nação especial na terra? Para representar o seu padrão de viver, ensinar a sua Palavra o ser um agente de salvação para o mundo.

Todas as nações da terra seriam abençoadas através dos descendentes de Abraão. Os gentios e reis viriam ao Senhor através da nação de Israel, como está predito em Isaias. E também desta nação nasceria o Messias, o Filho Unigênito de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.