"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Abraão creu e foi abençoado pelo Senhor.

Gênesis 15: 6
 “E creu ele no SENHOR, e foi-lhe imputado isto por justiça.

O termo hebraico, no original, para determinar a fé de Abrão possui duplo aspecto – confiança em ou dependência de, e lealdade a ou fidelidade. Isso significa que Abrão não somente acreditou em Deus, mas perseverou confiando e crendo, evidenciando isso mediante uma fidelidade obediente. Era esse o tipo de fé que Abrão tinha. Era um homem dedicado a Deus, sempre confiante, obediente e submisso. Assim, quando dissermos que cremos em Deus devemos examinar se nossas palavras estão condizentes com nossos atos.

Deus não prometeu riquezas ou fama a Abrão; ao contrário, prometeu descendentes como as estrelas no céu ou como os grãos de areia na praia – numerosos demais para se contar. Nas entrelinhas a promessa de Deus exigia de Abraão responsabilidade e compromisso. Para apreciar o vasto número de estrelas espalhadas no céu, precisamos nos livrar de qualquer distração e, mesmo assim ficamos confusos diante da quantidade delas. Contar o número de grãos de areia numa simples colher de café é algo impossível. O que se dizer, então, de uma praia. Mas quem tinha prometido herdeiros a Abraão foi o Senhor Deus.

Abraão querendo ‘interpretar’ a promessa de Deus, julgou que YHAWEH (sabendo das condições físicas/fisiológicas dele e de Sara) usaria Eliezer (seu servo) para cumprir a promessa, exatamente quando ele tinha perdido as esperanças de ter um herdeiro. Deus lhe prometeu um número de descendentes inimaginável. As bênçãos de Deus vão além do nosso entendimento!

Embora Abrão viesse demonstrando sua fé pelas ações, foi a fé no Senhor, e não suas ações, que o fez justo diante de Deus. Nós, também, podemos ter um relacionamento com Deus através da confiança nEle. E, assim como foi com Abraão, não é o que estamos fazendo no plano visível – frequência à igreja, orações, boas obras — que nos justificarão diante de Deus. Um relacionamento correto é baseado na fé — a confiança interior de que Deus é quem Ele diz ser e que irá cumprir todas as suas promessas. As ações corretas virão naturalmente como consequência.

Promessas só nos fazem bem quando cremos naquele que promete e, quando as promessas dizem respeito ao que o Senhor prometeu devemos nos manter – “Firme nas Promessas do meu Salvador. Cantarei Louvores ao meu Criador. Fico na dispensação do seu amor. Firme nas promessas de Jesus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Harpa Cristã , hino 107.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.