"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Cristo, a promessa cumprida do Antigo Testamento.

Romanos 9: 3-5
 “Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!

Nosso Deus, no uso da sua onisciência e pré-ciência, controla toda a história. Isso está evidenciado em toda a Bíblia e, nos eventos históricos que desenrolaram simultaneamente com o nascimento de Jesus, não foi diferente. Todos os acontecimentos daquele momento concorriam para um desfecho que já estava ‘escrito’ e determinado. O censo/alistamento romano foi feito para ajudar o recrutamento militar e a coleta de impostos. Os judeus não tinham que servir no exército romano, mas tinham de pagar as taxas. O decreto de Cesar Augusto foi editado no tempo perfeito de Deus e de acordo com o Seu perfeito plano de trazer Seu Filho ao mundo.

Estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar a luz“. Estavam eles na cidade de Belém, exatamente no lugar para onde as profecias apontavam, o lugar onde o Messias deveria nascer. Nosso Deus é cuidadoso em cumprir tudo quanto fala nos mínimos detalhes. Nenhuma lei mosaica ou romana exigia que Maria viajasse naquele estado final de gravidez. Deve ter sido muito difícil para aquela futura mãe, uma viagem de uns 115km naqueles tempos. Mas ela foi sem protestar. A única promessa que ouvira era a de que seria mãe do Salvador, mas o anjo não lhe disse em que condições isso aconteceria.

O comportamento de Maria nos transmite três grandes lições. A primeira lição é a de estarmos conscientes de que o nosso desconforto, inclusive em momentos bastante impróprios, pode ser parte do plano de Deus; segundo ensino; para que a Palavra de Deus se cumpra em nossa vida e ministério, temos uma parte a desempenhar, isto é, aquilo que é de nossa responsabilidade realizar não podemos esperar que Deus faça em nosso lugar. Isso nunca vai acontecer! O nascimento de Jesus deveria acontecer em Belém de Judá (conforme as profecias apontavam); e, o terceiro ensino nos diz que devemos fazer as coisas do Senhor sem reclamar e sem exigências infantis e egoístas.

Deus cumpriu o seu propósito através de um imperador romano. Estava nos dias em que Jesus deveria nascer em Belém. Entretanto, seus pais moravam em Nazaré, muito distante. Mas a Palavra de Deus é fiel e o menino nasceu em Belém, segundo as profecias. Tudo em Jesus foi miraculoso – seu nascimento, sua vida, seu ministério, sua morte, sua ressurreição e sua ascensão. Estava predito que Jesus viria ao mundo como pobre.  Nesta sua humildade e pobreza, o nosso Salvador identificou-se com os pobres e necessitados.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo com comentários do Pr. Antônio Gilberto.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.