"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Igreja é o rebanho de Deus.

I Pedro 5: 1-4
 “Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.

Os nomes que a Bíblia usa para designar a igreja (no aspecto universal) não são apenas ‘apelidos’ para se referir a uma classe de pessoas que se rebelaram contra o sistema mundano. Os muitos nomes (que se aplicam à igreja) citados na Bíblia exprimem o tipo de relacionamento que Cristo tem com ela. Ou seja, as ‘figuras’ usadas na Bíblia para descrever a igreja, cada uma delas assinalam algo mais profundo do que uma simples ‘imagem’ que devemos criar em nossa mente. Não é como devemos ver a igreja, mas como devemos proceder diante do que cada nome sugere. As ‘figuras’ não são representações da igreja, mas características que determinam seu relacionamento com o Senhor Jesus.

Dentre as muitas ‘figuras’ que descrevem as características da igreja, citaremos as que mais são faladas no meio cristão evangélico – ‘Corpo de Cristo’; ‘Noiva de Cristo’; ‘Esposa de Cristo’; ‘Primogênitos de Cristo’; ‘Edificação de Cristo’; ‘Casa Espiritual; ‘Sacerdócio Santo’; ‘Sacerdote Real’; ‘Povo de Deus’; ‘Povo Eleito’; e, ‘Rebanho’.

 No Novo Testamento o termo grego ‘soma’ define a igreja como ‘Corpo de Cristo’. Porém, o termo grego foi usado para referir-se tanto à igreja visível quanto à invisível; muitas referências são ao corpo universal, algumas ao corpo local, e outras incluem ambos. Em suas cartas, Paulo descreve pelo menos seis características da igreja como corpo de Cristo (citaremos estas características em artigo posterior).

Biblicamente, Cristo é retratado como o Noivo que cortejou e amou sua ‘noiva’, a igreja. Paulo escreveu aos crentes de Corinto dizendo – “Estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo”. Do mesmo modo, a igreja é chamada de esposa de Cristo. Como ‘Marido da esposa’, Cristo é retratado em íntimo e amoroso relacionamento com a sua igreja.

O autor da carta aos Hebreus chama a igreja de ‘Primogênitos de Cristo’. Aqui a igreja é vista em um relacionamento especial com Cristo, o “Mediador de uma nova aliança”, que foi “o primogênito dentre os mortos”, e por sua virtude a igreja também é primogênita. Somos a ‘ Edificação de Cristo’ porque Cristo é o fundamento da igreja — a principal pedra da esquina. Somos a ‘Casa Espiritual’, pois , Cristo é, ao mesmo tempo, o fundamento e o Construtor-Chefe.

Pedro usou uma série de imagens poderosas para descrever a igreja, sendo uma delas ‘Sacerdócio Santos’ e ‘Sacerdotes Real’. Isso enfatiza a natureza régia do nosso relacionamento com Cristo, o Rei com quem iremos reinar. Um ‘Povo Eleito’ e ‘Povo de Deus’ indica a natureza seleta do nosso relacionamento com Deus.

Por fim, como ‘Rebanho’ indica que nosso relacionamento com Deus tem a natureza de um Pastor com seu rebanho. Jesus falou de si mesmo como o Bom Pastor, e dos crentes, como suas ovelhas. É Ele quem cuida de nós.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Norman Geisler.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.