Jesus, o mediador do Novo Concerto.
I Timóteo 2: 5
“Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem…”
A figura do sacerdote no Antigo Testamento como mediador entre Deus e o povo israelita é um sombra fidedigna da realidade que vivemos na atualidade e até o fim de tudo. A obra sacerdotal de Cristo não se restringiu à oferta sacrificial de Si mesmo na cruz. Jesus Cristo é um Sumo Sacerdote, não somente no seu ministério terreno, mas especialmente celestial. Ele é, mesmo quando assentado à destra de Deus, com majestade celeste, “mediador do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem”. Ele só principiou a Sua obra sacerdotal na terra, e a está completando no céu. No sentido estrito da palavra, Ele é o Sacerdote verdadeiro, o sacerdote de fato, a servir no verdadeiro santuário. Ele é agora o sacerdote que ocupa o trono, nosso Intercessor junto ao Pai.
Enquanto que a obra sacrificial de Cristo foi simbolizada primordialmente pelas funções sacerdotais desempenhadas junto ao altar de bronze e pelos sacrifícios que nele eram apresentados, Sua obra intercessória foi prefigurada pela queima diária de incenso no altar de ouro, no Lugar Santo. A nuvem de incenso que queimava incessantemente não era somente um símbolo das orações de Israel; era também um tipo de oração sacerdotal do nosso grande Sumo Sacerdote.
Esta ação simbólica da queima de incenso não estava dissociada da apresentação dos sacrifícios no altar de bronze, mas, antes, estava sumamente relacionada com ela. Estava relacionada com a aplicação do sangue das mais importantes ofertas pelo pecado, sangue que era aplicado aos chifres do altar de ouro, também chamado altar do incenso, era borrifado em direção ao véu, e, no grande Dia da Expiação, era até levado ao Santo dos Santos e espargido no assento da misericórdia, isto é, no propiciatório. Esta manipulação do sangue simbolizava a apresentação do sacrifício a Deus, que habitava entre os querubins.
É evidente que a obra intercessória de Cristo não pode ser dissociada do Seu sacrifício expiatório, que compõe sua base necessária. É apenas a continuação da obra sacerdotal de Cristo, levada adiante até completar-se. No meio evangélico muitas vezes a impressão dada é a de que a obra realizada pelo Salvador na terra foi muito mais importante que os serviços que Ele agora presta no céu. Ao que parece, é para a compreensão de que, no Velho testamento, a ministração diária no templo culminava com a queima de incenso, o que se simbolizava o ministério da intercessão; e de que ritual anual do grande Dia da Expiação chegava ao seu ápice quando o sumo sacerdote passava além do véu com o sangue expiatório.
Tampouco se pode dizer que o ministério da intercessão é compreendido suficientemente. Esta pode ser a causa, mas também pode ser o resultado, da falha geral dos crentes em não fixar a atenção nele. A idéia predominante é que a intercessão de Cristo consiste exclusivamente das orações que Ele oferece em favor do Seu povo.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA CPAD.