O Reino têm a ver com justiça, paz e alegria no Espírito.
Romanos 14: 17
“… porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
O versículo de hoje está inserido num contexto que fala sobre nossa liberdade de fazermos todas as coisas desde que nossas atitudes não sejam vista como empecilho na caminhada dos nossos irmãos. Quando Paulo disse aos crentes de Corinto que nossa liberdade tem um limite, ele estava ensinando que o direito de qualquer pessoa só pode ir até onde começa o direito do outro, ou seja, o ‘meu direito’ de fazer aquilo que quero não pode invadir ou impor-se ao direito dos outros.
Estamos vivendo tempos sombrios dentro das igrejas. A grande maioria dos cristãos evangélicos está sendo doutrinada por líderes que estão completamente desviados da sã doutrina bíblica. Discursos de ódio e intolerância estão sendo proferidos nos púlpitos sem o menor escrúpulo e, embora nem todos os ouvintes são influenciados pelos discursos, porém, sempre há uma pequena parcela de pessoas que apóiam as ideologias destes líderes. A questão não é se estão mentindo ou sendo sinceros em suas palavras, mas o que a Bíblia nos diz para fazermos.
A nossa liberdade de agir conforme desejamos jamais esteve, e nunca estará, desvinculada da Palavra de Deus. De acordo com o conceito bíblico, somos livres para agir conforme queremos, desde que nossas ações não maculem o sentimento de amor fraternal que temos pelo nosso irmão. Aliás, o conceito bíblico vai além disto, pois a Bíblia nos ensina que se o que desejamos fazer é algo que vai estorvar de alguma forma a caminhada de algum irmão, devemos abrir mão dos nossos desejos. Podemos afetar a vida uns dos outros de várias maneiras. Podemos ser causa de tropeço, entristecer ou mesmo destruir a outros. Paulo está se referindo à maneira dos crentes mais fortes de afetarem os mais fracos.
As aflições que Jesus disse que enfrentaríamos neste mundo, na grande maioria das vezes são frutos do exercício irresponsável da nossa liberdade, destas não tem como escapar ilesos, mas daquelas as quais não temos como evitar que cheguem até nós, o Senhor Jesus, nas entrelinhas, disse que pela obediência à voz de Deus (assim como Ele foi obediente) somos capazes de vencê-las.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.