"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Deus vê o coração do ser humano.

Jeremias 20: 12
 “Tu, pois, ó SENHOR dos Exércitos, que provas o justo e vês os pensamentos e o coração, veja eu a tua vingança sobre eles, pois te descobri a minha causa.

Alguém disse, com muita propriedade, que existem muitos cristãos dentro das igrejas, cheios de boas obras, mas que estão caminhando a passos largos para o inferno. Tais cristãos ainda não entenderam que não é o que fazemos que ‘pesa’ no julgamento que o Senhor faz de nós, mas a motivação que nos impele a agir. O Senhor não está considerando o que estamos fazendo, pois não são as nossas obras que são provadas por Ele. Mas, o que Ele prova é o nosso coração e nossos pensamentos para verificar nossa verdadeira motivação. Não que Ele não a conheça de antemão, mas para que entendamos definitivamente que não há como enganá-Lo.

A lição desta semana é um convite que o Senhor nos faz para sermos sinceros conosco mesmos. Iludir os que estão ao nosso redor é muito fácil e, às vezes ficamos iludidos, até com a nossa própria pessoa. Fingimos tão bem ser uma coisa que não somos que, em certos momentos, ficamos confusos, porque muitas das nossas atitudes são tão louváveis diante dos homens, que nos parece impossível serem reprovadas por Deus.

O versículo em apreço, segundo entendimento dos estudiosos da Bíblia Sagrada, é, muito provavelmente, uma porção de uma constante oração que Jeremias fazia ao Senhor, pois ele é uma repetição idêntica ao versículo 20 do capítulo 11 do livro do profeta – “Tu, pois, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas os pensamentos e o coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa”.

Jeremias enfrentava ferrenha oposição ao seu ministério por causa da Palavra de Deus. Jeremias, sem dúvida alguma, lembrou-se das promessas que Deus fizera quando o chamou, por isso, ele confiou que o Senhor estava com ele e que lidaria de maneira justa com seus inimigos. Somente depois que ele entregou  sua causa ao Senhor, é que encontrou motivos de sobra para cantar, pois o Senhor carregaria seus fardos e o ajudaria em suas batalhas – “Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio“.

A fé não ignora os problemas, mas os encara com honestidade e busca em Deus a ajuda para resolvê-los. Não importava quanto Jeremias fosse compelido a pregar a Palavra de Deus, ele precisava lidar com o fato de que muitos do povo desejavam que ele se calasse e fariam o que fosse necessário para silenciá-lo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.