A paz de Deus domina os corações dos que o temem.
Colossenses 3: 15
“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”
Muito provavelmente, as muitas ‘esquisitices’ que vemos se propagar de forma muito intensa no meio das igrejas evangélicas se deve, essencialmente, a falta de ensino doutrinário (biblicamente falando) aos membros das igrejas. Uma igreja, cujo ensino não está fundamentado ‘na doutrina dos apóstolos’ e na comunhão (fraternal) está fadada a ter aquilo que ensinou (superficialmente) ser subvertido pelas heresias e falsos ensinos. O crente deve entender que sem um metódico ensino da Palavra de Deus, sua ‘edificação espiritual’ não está posta num fundamento sólido.
Problemas como heresias e falsos ensinos sempre existiram dentro das igrejas. Satanás não começou a perseguir a igreja depois de ver no que ela se tronou, mas desde que foi instituída pelo Senhor Jesus, ele (Satanás) vem tentando destruir seu fundamento, pois ele sabe que destruindo o fundamento aniquila-se a fé. Essa realidade sempre existiu nas igrejas e, na igreja de Colosso não foi diferente. Por essa razão, Paulo se viu obrigado a escrever essa carta para os crentes de lá, pois tomou conhecimento de que haviam surgido ensinos falsos na igreja, ameaçando o seu futuro espiritual.
Não está descrita claramente na carta a heresia surgida em Colossos, uma vez que os leitores originais a conheciam bem. No entanto, pelas refutações de Paulo ao falso ensino, deduz-se que era uma mistura estranha de ensinos cristãos, tradições judaicas extra bíblicas e filosofias pagãs (semelhante ao sincretismo religioso das seitas falsas de hoje). Tal ensino subvertia e substituía a centralidade de Jesus.
Por sincretismo religioso devemos saber que é a fusão de diferentes doutrinas para a formação de uma nova, seja de caráter filosófico, cultural ou religioso. O sincretismo mantém características típicas de todas as suas doutrinas-base, sejam rituais, superstições, processos, ideologias e etc. Em outras palavras (ou palavras mais simples) o sincretismo diz que toda religião conduz o homem a Deus e, tem muita ‘gente boa’ acreditando nisso.
O contexto do capítulo 3 da carta aos Colossenses é uma explicação do verdadeiro comportamento do crente — estar revestido de nosso novo ser, aceitando a Cristo e considerando a natureza terrena como morta. Mudamos o nosso comportamento moral e ético ao deixarmos que Cristo viva dentro de nós, moldando-nos de acordo com aquilo que devemos ser. Essa é a verdadeira paz que qualquer um de nós pode experimentar – quando deixamos de viver nossa própria vida e passamos a viver como Jesus. Viver como Jesus se resume em uma só palavra – OBEDIÊNCIA.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.