Cuidando dos filhos com a Palavra de Deus.
Deuteronômio 6: 4-9; 11: 18-19
“Ouve, Israel… Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração… E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos… as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”
“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma… e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”.
Moisés procurou preparar aquela geração de judeus para sua nova vida na Terra Prometida. Primeiro, ele examinou o passado e fez Israel se lembrar da fidelidade de Deus e da infidelidade de seus ancestrais. Em seguida, Moisés declarou a Lei de Deus e a aliança que o Senhor havia feito com o povo no Sinai, pois sua obediência àquele compromisso é que determinaria o êxito na Terra Prometida. A nação havia vivido como nômade durante quarenta anos, mas, agora, entraria em sua possessão e se tornaria um povo agrícola enquanto cada tribo reivindicava sua herança.
A passagem bíblica acima estabelece um padrão que nos ajuda a vincular a Palavra à nossa vida diária. Precisamos amar a Deus, pensar constantemente sobre seus mandamentos, ensiná-los a nossos filhos e viver cada dia de acordo com as instruções divinas. O Senhor enfatizou a importância de os pais ensinarem a Palavra aos filhos. Não podemos e nem devemos interpretar essa passagem como sendo uma exigência divina exclusiva para os judeus. Tem muito teólogo que ‘adora’ contextualizar todas as passagens bíblicas, mas neste caso, a exigência de Deus se aplica tanto aos judeus como a igreja hodierna. A responsabilidade de instruir os filhos no Caminho do Senhor é exclusivamente dos pais.
A Bíblia contêm muitas lições objetivas e práticas; é uma pena estudá-la apenas uma vez por semana nas EBDs. As verdades eternas são aprendidas de forma mais eficiente em uma casa onde há temor a Deus. Jesus disse que amar a Deus de todo o coração é o primeiro e o maior mandamento. Os hebreus foram extremamente bem-sucedidos ao tornar a religião parte integral de sua vida. O motivo do sucesso foi a combinação entre a educação religiosa e uma prática de vida. Eles utilizavam o contexto diário para ensinar sobre Deus.
Se Israel obedecesse a aliança de Deus, ele abençoaria abundantemente a nação, e ela seria um testemunho para os povos pagãos circunvizinhos. Esses povos, então, teriam o desejo de conhecer o Deus de Israel, e os judeus poderiam lhes revelar sua fé. Moises exortou seu povo a amar ao Senhor, porque o amor é o maior motivo para a obediência.
Nos versículos acima, está a chave para nossos filhos aprenderem a amar a Deus. Se nós desejamos que eles sigam a Deus, é preciso que o Senhor se torne presente em suas experiências diárias. É necessário ensinar nossos filhos de forma zelosa a verem Deus em todos as áreas da vida, não apenas naquelas relacionadas à Igreja.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.