"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A proteção da Palavra contra a tentação.

Mateus 4: 1-10
 “Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo… Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus… Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás”.

O cuidado que Deus tem por nós está evidente em nosso cotidiano. Ainda que não enxerguemos o que ocorre ao nosso redor (digo no âmbito espiritual), estamos protegidos pelo nosso Deus todas as horas do dia. O simples fato de encerrarmos cada dia ilesos, tanto no aspecto físico quanto no espiritual, demonstra que estamos, de alguma forma, protegidos contra tudo o que está posto para nos fazer desfalecer na fé e desanimar da caminhada. Devemos nos conscientizar de que armadilhas e ciladas que nosso adversário nos prepara, nem sempre estão visíveis aos nossos olhos e, desta forma, só o Senhor pode nos proporcionar o livramento.

Satanás, no livro de Jó, acusou o Senhor de dar proteção a seus ‘filhos’ não dando margem para ele fazer alguma coisa – “Porventura, não o cercaste tu…” A acusação tem via dupla, pois ela aponta tanto para as bênçãos materiais quanto as espirituais e, por isso, Jó era tão fiel. O ódio que Satanás nutre (de maneira tão acirrada) contra a humanidade, a principio é pelo amor e cuidado que Deus dispensa a nós. Indiscutivelmente, se não fosse a proteção divina sobre nossas vidas, já teríamos sucumbido diante dos ataques furiosos de Satanás.

Quando falamos de proteção divina, não podemos ser levados pelo conceito de estarmos envolvidos numa ‘bolha protetora e inviolável’ que nos manterá sãos e salvos de todo tipo de intempéries desta vida. A proteção divina é vista, também, nas orientações que a Bíblia nos dá a fim de nos manter inabaláveis diante de tantos confrontos de origem maligna. Verdade é que nem tudo aquilo que nos confronta, embora tenha origem em Satanás, não é obra direta dele, mas apenas consequencias daquilo que nosso comportamento produziu. Jesus disse que a proteção divina tem aplicação quando estamos sofrendo afrontas sem causa – “… quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.

Davi declarou no livro de Salmos que Deus conhece todos os nossos pensamentos, motivos, desejos e temores interiores, bem como nossos hábitos e ações exteriores. Ele conhece tudo que fazemos, do começo ao fim do dia. Em tudo que fazemos, Ele nos cerca, nos protege com o seu cuidado e impõe sua mão graciosa sobre nossa cabeça. Deus é onipresente; Ele está em todos os lugares. Por esta razão, nunca poderemos escapar do seu Espírito. Esta é uma boa noticia para aqueles que conhecem e amam a Deus, porque não importa o que venham a fazer ou aonde possam ir, nunca se afastarão da confortante presença de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.