A gratidão como característica da vida abundante.
I Tessalonicenses 5: 18; Efésios 5: 20; Colossenses 3: 17
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
“… dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.”
“E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”
Gratidão é aquela atitude de alguém que fica satisfeito e agradado diante de alguma coisa, e assim sente-se grato. É a reação de uma pessoa diante de outra, que fez algo em seu favor, e que fez certa diferença para melhor em sua vida. No sentido teológico, envolve a gratidão e os sentimentos de endividamento de uma pessoa, por haver Deus exibido a graça salvadora a ela, fazendo-a prosperar nesta vida e garantindo-lhe a felicidade eterna, através da missão de Cristo e do ministério do Espírito Santo.
Um dos graves erros da humanidade (sem generalizar), conforme Paulo os alista, é o da ingratidão – “… porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.” As pessoas têm conhecimento da existência de Deus, e experimentam muitos de seus benefícios, mas não se mostram agradecidas.
A Bíblia declara que todos os homens são devedores (a Deus). A própria vida é um dom de Deus. O sustento das necessidades físicas também nos é dado por Sua graça. O destino e o propósito na vida de cada pessoa também foram planejados por Deus. Nós amamos ao Senhor porque ele primeiramente nos amou – “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.” O próprio evangelho é iniciativa divina, visando ao benefício dos homens.
Muitas são as razões para sermos gratos ao Senhor/; Sua misericórdia – “Louvai ao SENHOR! Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre”; o dom de Cristo – “Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável”; o reino e o poder de Cristo – “… Graças te damos, Senhor, Deus Todo-poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder e reinaste”; a proximidade da presença de Deus – “A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram”; a vitória sobre o pecado, a morte e o sepulcro, o triunfo do evangelho – “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento.“
A atitude de gratidão reflete uma profunda confiança na provisão e no cuidado de Deus, demonstrando humildade e dependência dEle. Os crentes são encorajados a expressar gratidão em suas orações, louvores e ações do dia a dia, reconhecendo que toda dádiva perfeita vem do alto. Dessa forma, a gratidão não é apenas um sentimento, mas uma postura de coração que demonstra a gratidão pelos atos de Deus em suas vidas.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.