"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Javé, o Anjo de sua face e o Espírito de sua santidade são distinguíveis como três pessoas.

Isaías 63: 8-10
 “Porque o Senhor dizia: Certamente, eles são meu povo, filhos que não mentirão. Assim ele foi seu Salvador. Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade. Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.

Cada Pessoa da Trindade é Deus. A Palavra do Senhor descarta a idéia de triteísmo (três Deuses) e de unicismo. A Trindade pode ser definida como a união de três Pessoas — o Pai, o Filho e o Espírito Santo — em uma só divindade. Tais Pessoas, embora distintas, são iguais, eternas e da mesma substância. Ou seja, Deus é cada uma dessas Pessoas. A Bíblia Sagrada ensina que há um só Deus, e que Ele é um só. Ela ensina que o Pai é Deus pleno, com todos os atributos da divindade – “… todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele”; e que o Filho é Deus, e não apenas parte da divindade – “porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”, bem como, que o Espírito Santo é Deus – “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Do Gênesis ao Apocalipse encontramos evidências da doutrina da Trindade. No Antigo Testamento é lançada alguma luz sobre a pluralidade (uma distinção de Pessoas) na Deidade – “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança“. O contexto indica uma comunicação interpessoal divina, que requer uma unidade de Pessoas na Deidade. Outras distinções pessoais na Deidade são reveladas nos textos que se referem ao “anjo do SENHOR” (Yahweh). Esse anjo é distinguido de outros anjos.

Zacarias lança muita luz sobre o assunto ao falar, em nome de Deus, a respeito da crucificação do Messias – “E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito“. Fica claro que o único Deus verdadeiro está falando na primeira pessoa “mim” com referência a ter sido “traspassado”, mas Ele mesmo faz a mudança gramatical da primeira para a terceira pessoa “ele” com relação aos sofrimentos do Messias pelo fato de ter sido “traspassado”. A revelação da pluralidade na Deidade fica bem evidente nesse texto bíblico.

No Novo Testamento, João começa o prólogo do seu Evangelho com a revelação do Verbo – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus“. João, com este texto conduz nossos pensamentos para além do começo da Criação, no tempo, para a eternidade. O verbo “era” aparece três vezes nesse versículo e, mediante todo o versículo, João transmite a idéia de que nem Deus, nem o Verbo (Logos), tem começo; sempre existiram em conjunto, e assim continua.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Stanley Horton

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.