Quem confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele.
I João 4: 15
“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus.”
Deus é espírito e, espírito não pode ser visto a olho nu. A menos que Deus queira ser visto nenhuma pessoa pode vê-Lo naturalmente, porém, houve um momento na história em que isso (ser visto pelas pessoas) se fez necessário (propósito dEle mesmo) a fim de proporcionar ao ser humano redenção eterna. Jesus foi o meio pelo qual Deus se revelou (pôde ser visto) à humanidade. Deus foi contemplado (visto e tocado) pelas pessoas. Mas o propósito do Senhor nunca foi o de se revelar única e exclusivamente através de Jesus. Jesus foi o ponto de partida, com isso, após Ele, todos os que fossem salvos por Ele deveriam prosseguir com esta revelação.
Repetindo para ficar bem fixado – Jesus assumiu um corpo humano para revelar Deus a nós, entretanto, fisicamente, Jesus não está mais em nosso meio. Por causa disto, Deus, agora, se revela ao mundo através da vida daqueles que foram (através do sacrifício de Jesus) feitos Seus filhos. Isto é, as pessoas devem ver Deus através de nós. Como pode ser isso? Ora, se permanecermos em Cristo, amaremos uns aos outros, e nosso amor mútuo revelará o amor divino a um mundo extremamente necessitado. O amor de Deus será vivenciado em nós e, depois, expresso através de nós.
Embora o amor seja um aspecto do fruto do Espírito e uma evidência do novo nascimento, é também algo que temos a responsabilidade de desenvolver. Por essa razão, João nos exorta a amar uns aos outros, a termos solicitude por eles e procurar o bem-estar deles, pois esta é a única forma de Deus estar em nós e nós nEle. João não está falando apenas em sentimento de boa-vontade, mas em disposição decisiva e prática, de ajudar as pessoas nas suas necessidades. A presença de Deus em nossa vida é a prova de que realmente pertencemos a Ele. Ele nos dá também o poder de amar.
Somente a pessoa que é nascida de novo, que alcançou um viver maduro em Cristo, manifestando o fruto do Espírito Santo, sabe canalizar o amor de Deus para todos ao seu redor – “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” O amor de Deus em nós é o sinal de paz de que somos salvos, que produzirá plena confiança e alegria, quando o Dia do Juízo chegar como um relâmpago. Como filhos amados do Senhor, não há porque ter qualquer receio de sermos, por algum motivo, condenados por Deus, pois é o amor genuíno quem confirma a salvação.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo Wiersbe.
– Bíblia de Estudo King James.