"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Espírito Santo é Deus, esse mesmo Espírito habita em nós.

I Coríntios 3: 16
 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Naturalmente os homens não sabem (falamos no sentido espiritual) o que é o pecado, ignoram a justiça e desprezam o juízo; portanto, precisam ser convencidos da verdade espiritual. Por exemplo, seria inútil discutir com uma pessoa que não enxerga beleza alguma numa rosa, pois sua incapacidade demonstra falta de apreciação pelo belo. Indiscutivelmente, em tal pessoa precisa ser despertado um sentido de beleza; ela precisa ser ‘convencida’ (de outra forma ela permanecerá em seu estado natural) da beleza da flor. Da mesma maneira, a mente e a alma obscurecidas nada discernem das verdades espirituais antes de serem convencidas e despertadas pelo Espírito Santo.

É inegável que Deus está sempre e necessariamente presente em toda parte; nEle vivem todos os homens; nEle se movem e têm seu ser. Mas, quando se refere a sermos templo da habitação interior, isso significa que Deus está presente duma maneira nova, mantendo uma relação pessoal com o indivíduo. Esta união com Deus, que é chamada habitação, morada, é produzida realmente pela presença da Trindade completa. Considerando que o ministério especial do Espírito Santo é o de habitar no coração dos homens, essa experiência é geralmente conhecida como ‘morada do Espírito Santo’.

Devemos concordar com os estudiosos da Bíblia Sagrada quando dizem que Deus concedeu a Adão não somente vida física e mental, mas também a habitação do Espírito, a qual ele perdeu por causa do pecado. Essa perda atingiu não somente a ele, mas também os seus descendentes. Essa ausência do Espírito deixou o homem nas trevas e na debilidade espiritual.

Os relacionamentos entre o Espírito e o crente são característicos e de longo alcance. O Espírito regenera, habita e unge, batiza, sela, e enche, a fim de criar assim não somente os fatores essenciais que juntos tornam o crente o que ele é, mas os capacita a andar dignamente da vocação em que foram chamados. Ele nos ajuda na nossa batalha diária contra a carne, nossa natureza adâmica inerente, pois, como a Bíblia assegura, ela é contrária ao Espírito, e a sua inclinação é contra o Espírito, assim como a inclinação do Espírito é contra a carne.

Assim, dois modos de andar totalmente diferentes, ou maneiras de vida estão indicados – o da carne e o do Espírito. É verdade que andar na carne é anular o poder do Espírito, e o andar no Espírito é anular as obras da carne – “… para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, Myer Pearlman

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.